VI Prêmio CASA CLAUDIA Design de Interiores: vencedor em Hotéis e Pousados
Os melhores projetos de Hotéis e Pousadas foram selecionados por um júri super especial no VI Prêmio CASA CLAUDIA Design de Interiores. Confira aqui o vencedor
Encantos da orla marítima
Inaugurado em 2015, o Hilton Barra da Tijuca traduz o astral da capital fluminense por esbanjar referências à água, ao ar e à luz. Lobby, lounge, bar e demais espaços sociais agrupam peças de talentos brasileiros. É o caso da mesa da recepção, de Hugo França, e das fotografias, de Valdir Cruz e Claudia Melli, espalhadas pelas áreas comuns. Por meio da arquitetura, do design e das obras de arte, o escritório paulistano personalizou os mais de 300 quartos, dos puxadores à roupa de cama.
No ritmo do sossego baiano
O escritório paulistano de Consuelo Jorge se encarregou da ampliação da pousada Brisas do Espelho, no sul da Bahia. Além de novas suítes, a arquiteta preparou um lounge de 500 m² ao redor da piscina. Uma parte dele, junto ao bar, é ideal para relaxar. Sob a estrutura de eucalipto formando um convidativo pergolado estão dispostos móveis contemporâneos, que conversam com o despojamento e o clima praiano. Poltronas da Doimo Brasil fazem companhia à mesa de centro feita artesanalmente por Germano Utsch.
Estadia cosmopolita e regional
O Nomaa é o primeiro hotel boutique de Curitiba e tomou forma a partir do projeto arquitetônico do escritório Smolka e de interiores de Fernanda Cassou. Cada ambiente foi pensado com materiais da região – a exemplo do couro, da nogueira e do mármore –, mobiliário e obras tanto de artistas paranaenses quanto de fortes representantes do design nacional de diversas gerações. Nesta sala, destaca-se a poltrona de Flávio de Carvalho, ao lado da singela mesa de apoio de Jader Almeida.
Multiplicidade de olhares
O hotel Grand Mercure Riocentro, na capital fluminense, une a arquitetura, comandada pelo escritório Wilmotte & Associés, a detalhes da cultura local. O arquiteto francês Jean Michel Wilmotte imprimiu sua marca: traços retos com estética clean. No salão que concentra a recepção e o bar, um enorme painel do coletivo Muda, junto à escada, sugere a releitura dos tradicionais azulejos portugueses. Entre os móveis, sofás Cartesiano, de Rejane Carvalho, e mesas de centro de Isabela Vecci.
Estímulos visuais aos hóspedes
Acostumado a realizar retrofit sustentável de edificações, o escritório Triptyque encarou o desafio de aplicá-lo na arquitetura de interiores do hotel Pullman, em Guarulhos, SP. Para se adaptar ao novo posicionamento de luxo do estabelecimento, as paredes e as portas do lobby saíram de cena e deram lugar a um amplo e estimulante lounge, repleto de peças brasileiras contemporâneas. O dinamismo do sofá Campo, da Ovo, contrapõe-se à tranquilidade da clássica poltrona Mole, do carioca Sergio Rodrigues.