PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

VI Prêmio CASA CLAUDIA Design de Interiores: o melhor de Mostras de Decoração

Qual dos finalistas da categoria Mostras de Decoração levou o VI Prêmio CASA CLAUDIA Design de Interiores? Revelamos abaixo

Por Texto: Daniela Hirsch
24 Maio 2016, 17h45
Utensílios de silicone para cozinha
Utensílios de silicone para cozinha (/)
Continua após publicidade
VI Prêmio CASA CLAUDIA Design de Interiores: o melhor de Mostras de Decoração vencedor-premio-casa-claudia-2016-mostras-decoracao

Brasilidade em sua essência

Batizado Espaço Brasil Pau a Pique, este projeto para a Casa Cor São Paulo 2015 já indicava que o visitante encontraria referências à centenária técnica de construção de paredes. Com foco na cultura de nosso país, o arquiteto valorizou móveis e obras de talentos nacionais, como Vik Muniz, Rodrigo Petrella e Luciana Napchan, autores das fotos no living, e Sergio Rodrigues, designer da icônica poltrona Chifruda (acima, à dir.). No piso, o tapete, tecido por artesãos nepaleses, cativou pela beleza.

02-premio-casa-claudia-2016-mostras-decoracao 03-premio-casa-claudia-2016-mostras-decoracao 04-premio-casa-claudia-2016-mostras-decoracao
Continua após a publicidade
05-premio-casa-claudia-2016-mostras-decoracao 06-premio-casa-claudia-2016-mostras-decoracao 07-premio-casa-claudia-2016-mostras-decoracao 08-premio-casa-claudia-2016-mostras-decoracao
Continua após a publicidade
finalistas-premio-casa-claudia-2016

Nas curvas do design

Sem obviedade para abordar a história do mobiliário moderno, o Living do Colecionador Brasileiro, projeto da arquiteta Flávia Gerab El Tayar para a Casa Cor São Paulo 2015, mostra que a competência do design nacional segue até os dias de hoje. Peças de nomes como Joaquim Tenreiro, Sergio Rodrigues e Oscar Niemeyer compõem o espaço junto a outras de estrangeiros erradicados no Brasil, como Carlo Hauner, Gregori Warchavchik e Martin Eisler. A ponte com o presente é feita com as mesas do estúdio Nada Se Leva.

11-premio-casa-claudia-2016-mostras-decoracao

Por momentos acolhedores

Concebida por Dado Castello Branco para a Casa Cor São Paulo 2015, a Casa Flamboyant privilegia o uso de materiais naturais. Com foco na paisagem que a envolve, predominam os fechamentos com vidro em todos os cômodos do projeto. No living, a privacidade é mantida por meio de cortinas de gaze de linho, que permitem a passagem de luz natural. O conforto salta aos olhos com o sofá e a poltrona Jangada, de Jean Gillon, além do tapete de lã do Afeganistão. A obra na parede leva a assinatura de Vik Muniz.

Continua após a publicidade
12-premio-casa-claudia-2016-mostras-decoracao

A capacidade de ser plural

Inspirado na maneira como a cultura nacional absorve influências de diferentes países, o arquiteto Pedro Lázaro deu vida à Sala Central na Casa Cor Minas Gerais 2015. Obras de sua coleção pessoal preenchem as paredes, à exceção da entrada, com persianas vermelhas – a escolha da cor está associada aos tons do entardecer na região. No piso de ladrilho hidráulico, algumas peças com círculos cumprem o papel de tapete. A mesma forma geométrica surge nas mesas de centro. Ao fundo, aparador desenhado por Isay Weinfeld.

13-premio-casa-claudia-2016-mostras-decoracao

Resgate da simplicidade

Inspirada na casinha existente no local, Marina Linhares imprimiu conceitos como integração, convívio e funcionalidade ao espaço batizado A Casa da Gente, na Casa Cor São Paulo 2015. As escolhas dos revestimentos e das peças decorativas prezam o requinte sem ostentação. Impossível não se sentir acolhido neste reduto, ditado pela paleta neutra. Sobre o tapete de tear manual estão organizadas as convidativas salas de estar e jantar, com móveis de designers brasileiros.

14-premio-casa-claudia-2016-mostras-decoracao
Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de 10,99/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.