VI Prêmio CASA CLAUDIA Design de Interiores: o melhor de Decoração na Praia
Confira abaixo o vencedor e os finalistas na categoria Decoração na Praia do VI Prêmio CASA CLAUDIA Design de Interiores
Descanso à beira-mar
No litoral norte de São Paulo, o terreno, que já abrigou um assentamento caiçara e um restaurante, virou o refúgio praiano da família paulistana. O mote da reforma, executada por Nórea De Vitto e Beto Galvez, era criar um novo layout, com sala e cozinha integradas e mais quatro suítes. Preservaram a estrutura original, e novos acabamentos seguiram o mesmo estilo rústico. A decoração é composta de peças herdadas e garimpadas em feirinhas. Nos quartos, há sempre uma parede temática, a exemplo da coleção de mapas.
Uma árvore, um platô, uma morada
A imponente figueira já existia ali há décadas. O desafio era conceber uma casa em que todos os cômodos tivessem vista privilegiada. A arquiteta carioca Lia Siqueira optou pela setorização, com três blocos em diferentes níveis do terreno, localizado em Angra dos Reis. O principal deles está voltado para a frondosa árvore. Os fechamentos são feitos com painéis pivotantes e deslizantes, que promovem a ventilação cruzada, tornando muito agradáveis os espaços internos. Um pergolado com palha de buriti confere sombreamento à varanda.
Espaços de encontro e lazer
Esta casa no litoral norte paulista nasce com uma arquitetura assinada pelo escritório do arquiteto Arthur Casas e amadurece com o projeto de design de interiores da equipe da In House. Living, sala de jantar e área externa são tratados como um só espaço. Assim, a integração total prevalece e amplia os horizontes de quem está em qualquer ponto das áreas sociais. Sobre o amplo deque ao ar livre, mesas de madeira respeitam o espaço ocupado pelas árvores. Ao redor de uma delas, sofá e poltronas da B&B Italia e pufes coloridíssimos da Paola Lenti.
Férias com liberdade e frescor
Um casal que vive na França encomendou ao arquiteto baiano David Bastos esta casa para curtir o verão em Trancoso, BA. O resultado não podia ser melhor: a morada de 780 m², concebida em volumes separados, com a piscina no meio, esbanja versatilidade. Passarelas de cumaru ligam os ambientes internos, cujo décor equilibra rusticidade com requinte. A madeira presente na estrutura, nos deques e na maior parte do mobiliário se destaca ainda mais diante do piso branco de resina.
Repaginação para a temporada carioca
No Rio de Janeiro, o antigo apartamento passou por uma reforma rejuvenescedora para atender as expectativas dos proprietários, que moram no exterior. O escritório Yamagata Arquitetura reinventou a configuração dos espaços e estabeleceu o azul e o branco como cores predominantes na decoração – o que reforçou o astral praiano. Toda a marcenaria é executada em laca fosca. No living, agora integrado à cozinha e à sala de jantar, os tons do mar profundo estão presentes tanto no tapete quanto no estofado da poltrona Mole, de Sergio Rodrigues.