Uma sala, duas decorações: estilo navy e natural chique
Habilidoso com tintas e tecidos, o designer paulistano Júlio Rosa está sempre renovando seu living sem comprar novos móveis. Aqui, ele compartilha duas versões do ambiente.
SALA NAVY SUPER LEVE
Deixar a sala de estar ainda mais iluminada era o desejo do designer de interiores Júlio Rosa quando apostou neste visual. Começou pelo piso: recuperou o brilho depois de lixá-lo e impermeabilizá-lo. Em seguida, pintou de branco todas as paredes e reafirmou o uso dessa cor nas capas que ele próprio confeccionou para sofás e poltrona. “Quis dar ao ambiente uma pegada navy, bem fresca. Tive essa inspiração ao ganhar algumas ampliações que retratam o mar, clicadas pela fotógrafa Kênia Hernandes”, conta. Das imagens p&b tirou a ideia de pincelar cinza-claro aqui e ali. A tonalidade surge na passadeira (By Kamy) e na escultura de arame que lembra ondas (Ana Moraes).
SALA NATURAL CHIQUE
Nesta versão do espaço, o clima de praia também existe, mas surge mais introspectivo, e os tons cinza são intensos e bem evidentes. Para que o décor não ficasse escuro demais, Júlio recorreu a um truque simples de aplicar em pisos de madeira: lixamento caprichado, que deixou os tacos claros e opacos. Um dos sofás (de camurça) manteve o preto original, levemente desgastado pelo tempo. Já o outro modelo e a poltrona foram revestidos de juta sintética. “Essas alterações resultaram num clima bucólico, elegante e confortável”, ressalta o morador. As almofadas deram o arremate e contribuíram para acertar no contraste – repare que agrupar três modelos clarinhos num canto do estofado ressaltou a peça estampada, assim como a ilustração na parede.