Um charmoso sobrado projetado por Jaime Lerner há 40 anos, em Curitiba
A mistura de elementos originais restaurados com toques modernos rejuvenesce o imóvel
Há nomes ilustres na história desta construção geminada de 160 m², localizada no centro de Curitiba. O projeto, dos anos 1960, leva a assinatura do arquiteto Jaime Lerner. E já teria morado ali o polêmico poeta curitibano Paulo Leminski (1944-1989). Mas foi nas mãos da atual proprietária que a casa renasceu. “Ela estava em péssimas condições quando fechei o negócio; afugentava os compradores”, conta a designer gráfco Ana Carolina Santurion.
Reforma aos poucos
Nos últimos quatro anos, Ana reformou o imóvel aos poucos, conforme sua disponibilidade financeira, e o decorou com simplicidade e charme. Diversas vezes, ela mesma pôs a mão na massa. “Removi até a tinta amarela da linda parede de pedra da sala de estar”, conta.
Planta personalizada e decoração descolada
A reforma modificou a distribuição apenas do piso inferior. Cozinha e sala se uniram para proporcionar ideia de amplidão. “Sem a parede, os ambientes fcaram mais iluminados e ganharam jeito de loft”, diz Ana. No segundo pavimento, mantiveram-se os três quartos. É na decoração dos espaços que reside um gracioso toque autoral. Os gostos da moradora são percebidos nas antigas cadeiras de cinema, na almofada com a cara de um astro de rock, nos quadros de temática circense e na foto de perfl do cineasta Alfred Hitchcock (1899-1980). A simpatia pela estética vintage ferta com detalhes modernos, como a parede de cor laranja. Essa mistura criauma atmosfera jovial. “Adotei um estilo limpo, com poucos móveis. Tudo escolhido a dedo.”