Último mobiliário de Shigeru Uchida será apresentado em Milão
A coleção de móveis Khora é tida como o último trabalho do designer japonês que faleceu no ano passado, aos 73 anos
O último trabalho do designer japonês Shigeru Uchida (1943-2016) é a coleção de móveis Khora, com padrões feitos usando marcenaria tradicional, criada em colaboração com o designer chinês Adrian Cheng. São cinco peças que serão montadas durante a semana de design de Milão, que acontece entre os dias 4 e 9 de abril.
A coleção Khora tem inspiração nas paisagens do Japão e apresenta mesas e assentos com telas de madeira que criam estampas e sombras padronizadas. O artesão japonês Chuzo Tozawa fez as peças usando madeira de bambu e castanheira. Papel washi e laca japonesa também foram usados para a confecção das mesas.
Durante toda sua vida, Uchida trabalhou com muitas coisas, desde o interior de casas de chá e lojas até desenhando mobiliário e luminárias. Sempre foi reconhecido por sua abordagem minimalista. Ele criou boutiques para o estilista Yohji Yamamoto, projetou o Kobe Fashion Museum e seu trabalho está presente nas coleções do Metropolitan Museum of Art, de Nova York e do M+ Museum de Hong Kong.
A coleção Khora marca a primeira colaboração de design de Uchida. Seu estúdio Uchida Design Inc continua sem ele e está co-apresentando a coleção em Milão. “Com esta coleção estamos ilustrando o poder e o papel do mobiliário e a essência da sensibilidade asiática, particularmente com o simples ato de sentar-se”, disse Cheng ao Dezeen. Cheng também é empreendedor e é o fundador do “shopping de arte” K11 na China e do K11 Art Foundation.
O mobiliário será exposto na Wander From Within Exhibition que reunirá conceitos de design e protótipos incluindo uma das casas de chá de Uchida, onde ele e Cheng realizaram sua última reunião de design. A exposição acontece de 4 a 8 de abril na Villa Necchi Campiglio, em Milão.