Travesseiro de corpo: o jeito mais confortável de dormir
O travesseiro de corpo, maior do que o normal, vai de 1,3 m a 3,30 m, é uma alternativa para aqueles que esquecem que devem colocar uma almofada entre as pernas
De pluma, de espuma ou da NASA, o travesseiro é um dos responsáveis por noites tranquilas de sono — e há quem diga que ele guarda muitos segredos. Além do conforto, ele nos ajuda a manter a postura alinhada enquanto dormimos.
O travesseiro apoia sua cabeça a fim de deixá-la confortável e relaxada para os sonhos que estão por vir. Mas, o que poucos sabem, é que ele tem muitas outras funções além de servir de armamento para guerras de travesseiro.
Ele pode ser nosso companheiro na hora de dormir…
Ou em qualquer outra situação…
E, se precisar, em um domingo solitário, alguns modelos podem até nos abraçar…
Muita gente, inclusive, costuma nomear seus travesseiros e carregá-los para qualquer noite fora de casa.
E você já ouviu falar de travesseiro de corpo? Ele pode ser a solução para quem não consegue dormir na posição correta. Segundo o ortopedista Ivan Dias da Rocha, cirurgião de coluna do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, “as melhores posturas para iniciar o sono são de lado ou de barriga para cima, pois em geral são as posições que fazem com que a coluna permaneça sempre o mais alinhada possível”.
O travesseiro de corpo, maior do que o normal, vai de 1,3 m a 3,30 m, é uma alternativa para aqueles que esquecem que devem colocar uma almofada entre as pernas. Além disso, evita que o braço fique caído e deixe a musculatura contraída. Ele pode ainda favorecer o sono de gestantes por apoiar a barriga quando a grávida dorme de lado.
O ortopedista também dá outras dicas para aproveitar melhor o sono. “É fundamental que haja uma certa rotina. O local deve ser adequado, nunca em um sofá. Deve haver uma desaceleração das atividades para que o corpo comece a relaxar a ponto de conseguir iniciar o sono”, explica Rocha.
Posições para dormir
De lado: o travesseiro deve ser firme e de tamanho que mantenha a cabeça alinhada. Entre as pernas, deve haver também um apoio macio.
De bruços: a posição menos indicada para o sono, o travesseiro, nesse caso, deve ser de suporte suave para evitar a contração da região cervical. Dormir de Bruços leva à rotação cervical e à compressão do abdômen, pode levar a dores cervicais e ombros e distúrbios respiratórios como apneia ou roncos.
De costas: o travesseiro deve ter suporte de força médio para não ocorrer a flexão dos pescoço. Os braços ficam relaxados sobre o abdômen. Embaixo dos joelhos, é indicado colocar um travesseiro para minimizar a contração da musculatura lombar.