Tons de azul trazem charme contemporâneo à restaurante em Xangai
Localizado no prédio que abrigava uma escola só para meninas em 1930, o Gaga Changning Villa celebra o passado na decoração, sem perder o futuro de vista
No coração de uma das cidades mais dinâmicas da China, o escritório de arquitetura Coordination Asia foi convidado para dar cara nova ao interior de um prédio histórico, adaptando-o ao seu novo uso: a nova unidade do Gaga Chef, um restaurante e café descolado com toques nostálgicos em Xangai.
O prédio, em que agora se encontra a charmosa comedoria, foi construído no século XIX pela Igreja Episcopal, e abrigou durante muitos anos um colégio cristão só para meninas. O tempo passou, e os arredores foram se modernizando com a criação de shoppings e comércios. No entanto, a elegância nostálgica do edifício é o que o destaca no cenário da cidade.
Para desenhar o Gaga Changning Villa, os arquitetos se inspiraram nessa Xangai de 1930, transformando o ambiente em uma bolha em meio à metrópole acelerada.
A construção de dois andares ganhou um décor convidativo, com estilo contemporâneo. O branco nas paredes favorece a iluminação natural, vinda das janelas originais, e causa um contraste impressionante entre as cores azul e preto na área do café, que ocupa o primeiro andar. O piso de marmorite, sucesso dos anos 1940 que voltou à moda no design de interiores, traz a sofisticação.
No andar de cima, o teto inclinado, também original do edifício, foi preservado e atualizado por meio de uma instalação de latão que paira acima do espaço. Um mural pintado com diferentes tons de azul e cinza combina com as poltronas e bancos, criando um visual sereno e aconchegante.