PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

Tape Art: por dentro desta tendência + 6 ambientes

Técnica que usa fitas adesivas para dar forma a desenhos, a tape art vem se tornando uma tendência no décor

Por Mariana Bruno
Atualizado em 15 abr 2024, 16h26 - Publicado em 30 mar 2017, 19h11
 (Divulgação/Marina Rodrigues)
Continua após publicidade

Com um quê de arte urbana e um quê de DIY, a tape art – técnica que usa fitas adesivas para dar forma a desenhos – vem ganhando força na decoração. Abaixo, você confere a nossa conversa com a designer Marina Rodrigues, que explica de onde surgiu essa forma de arte, e pode se inspirar em uma seleção com seis ambientes que apostaram na tendência. Confira:

tape-art-por-dentro-desta-tendencia-6-ambientes
(Divulgação/Marina Rodrigues)

1. O que é a tape art?

Tape Art é uma forma de expressão feita com fitas adesivas. É um movimento que nasceu do graffiti urbano nos anos 1960, muito comum nos Estados Unidos e principalmente na Alemanha, mas acredito que ela esteja no Brasil há cerca de 10 anos. Você pode usar fita isolante, fita de empacotamento, fita colorida escolar, durex, silver tape… Criar formas monocromáticas, coloridas, listradas, de poá, estampadas, com textura ou lisas… São infinitas as opções.

2. Quando você começou a criar com fita?

Continua após a publicidade

Comecei quando senti que precisava me inovar. Sair dos eixos e aprender um novo mundo de expressão pessoal e profissional. Dentro da minha trajetória como joalheira e produtora de moda, a tape art entrou no meu atelier como forma de decoração e saiu dele para a casa dos amigos. Saiu da casa dos amigos e foi para ambientes corporativos. Saiu dos clientes e voltou para mim com mais afinidade e autoridade de expressão, com criação de arte com temas específicos que levassem o público a reflexão sobre a política atual, o mundo urbano e o consumo desregrado.

3. O que você gosta mais da tape art?

As infinidades de forma de expressão. Ela ultrapassa barreiras da criatividade e formas de expressão desde artes minuciosas a grandes instalações. Ela deixa de ser apenas uma fita quando vista de um prédio. Ela deixa de ser apenas uma tape art quando vira uma grande instalação urbana onde remete a reflexão sobre o mundo atual.

Continua após a publicidade

5. Ela pegou na decoração agora?

A tape art saiu da street art e entrou para a decoração recentemente. Assim como o grafitti.

6. Como se cuida de uma parede com tape art?

Continua após a publicidade

Primeiramente, a fita deve ser aplicada em uma superfície sem umidade, preferencialmente lisa. Não existe cuidado específico. Apenas não utilizar nenhum produto para limpeza ou mesmo água.

Confira mais detalhes no vídeo abaixo:

Continua após a publicidade

banner_novo

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de 10,99/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.