Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Sempre em alta na decoração: você sabe o que é o cobogó?

O elemento vazado atravessa gerações, se reinventa e continua sendo um dos elementos decorativos mais queridinhos para usar em qualquer ambiente.

Por Daniella Grinbergas
Atualizado em 16 jan 2020, 05h14 - Publicado em 20 nov 2018, 14h46
Projeto Sesso & Dalanezi (Divulgação/Reprodução)
Continua após publicidade

O cobogó foi inventado há quase 100 anos, em Pernambuco, e continua brilhando em projetos contemporâneos pelo mundo! A ideia surgiu na época do Modernismo (inspirada nos muxarabiês árabes), pela necessidade de conquistar certa privacidade nas construções, mas sem barrar a luz natural e a ventilação, preciosidades do nosso nordeste. Surgiram, então, os elementos vazados.

Nos projetos atuais, a proposta de garantir a entrada de luz e ventilação permanece, mas a necessidade passou a ser outra: garantir amplidão em projetos de medidas enxutas. Por que construir uma parede de alvenaria para separar ambientes, se podemos criar uma divisória bem mais leve, feita com cobogós? Assim, o visual fica mais fluido, mantemos a integração e ganhamos na amplitude e na demarcação de espaços com certa privacidade.

Inicialmente padronizadas, as peças foram ganhando novas versões ao longo do tempo e, hoje, é possível encontrá-las com acabamentos esmaltados, cores modernas, novos desenhos e materiais (cerâmica, concreto, resina, madeira e até mesmo vidro). Assim, elas se encaixam em projetos de diversos estilos e vão bem em qualquer parte da casa – de fachadas a dormitórios.

Confira algumas ideias de projetos valorizados pelo uso do cobogó:

Neste apê todo integrado do escritório Doob Arquitetura, os elementos vazados entram para delimitar o espaço entre o quarto e a sala, mantendo a intensa iluminação natural e a amplitude em uma planta de medidas reduzidas. As peças são de argamassa prensada (modelo 61, da NeoRex, de 39 x 39 cm).

newagemichigan_doob-arquitetura-foto-julia-ribeiro-81
(Julia Ribeiro/Divulgação Doob Arquitetura/Reprodução)

A divisão entre a cozinha-corredor e a área de serviço ficou mais interessante com a meia parede feita de cobogós amarelos. O projeto da arquiteta Marília Zimmermann usa os modelos Hipnose, da Manufatti.

Continua após a publicidade
marilia-zimmermann-cobogo-hipnose-manufatti
(Marília Zimmermann/Divulgação/Reprodução)

O projeto de base neutra e tons rebaixados, do arquiteto Glaucio Gonçalves, ganhou vida com a divisória moderna de cobogós vermelhos. As peças também são modelos de cerâmica esmaltada Hipnose, de 20 x 20 cm, da Manufatti.

glaucio-gonc3a7alves
(Divulgação/Reprodução)

Do hall de entrada deste apartamento era possível avistar a cozinha, o que incomodava os moradores. A solução da arquiteta Ana Yoshida foi erguer uma divisória de elementos vazados, capturando os olhares para as peças esmaltadas branquinhas.

ana-yoshida-apto-jardim-marajoara-baixa-sidney-doll-19
(Sidney Doll/Divulgação/Reprodução)

Seguindo a paleta colorida do projeto, a designer de interiores Adriana Fontana bolou uma parede vazada turquesa para isolar a cozinha da sala. As peças são de cerâmica esmaltada na cor Verde Petróleo (ref. 316 C), da Manufatti.

Continua após a publicidade
proj-adriana-fontana-foto-manufatti-divulgac3a7ao
(Divulgação/Reprodução)

Neste projeto do escritório Sesso & Dalanezi, a ideia foi usar uma divisória de cobogós para demarcar o espaço do home office. Os elementos vazados são de cerâmica esmaltada (Cerâmica del Favero, modelo Pernambuco branco, de 27 x 27 cm) e receberam uma moldura de MDF laqueado de branco.

sesso-dalanezi-crisandc3a1lias-27-21
(Divulgação/Reprodução)

Os cobogós de concreto também têm vez! No projeto da arquiteta Carla Monza, eles foram usados ao natural, sem acabamento, dando um visual rústico à entrada do apartamento moderno. A peça é vendida em blocos com 16 furos, de 40 x 44 cm, da Lajes São Francisco.

carla-monza-sqnw-311-3870

Para destacar a parede da TV, a arquiteta Cristiane Schiavoni usou uma bela divisória de elementos vazados brancos, modelo Margarida, de 30 x 30 cm, da Manufatti. A televisão vai apoiada em um painel instalado sobre os cobogós.

Continua após a publicidade
elaine-e-marcelo-raul-fonseca-28
(Divulgação/Reprodução)

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de 10,99/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.