Sala de estar, jantar e varanda ligadas pela cor azul
O tom dá unidade aos ambientes. Espelhos estrategicamente posicionados dão a sensação de amplitude e a madeira aquece o espaço
Os moradores deste apê em Belo Horizonte (MG) queriam uma sala clara e arejada, sem a sensação de corredor. Por isso, chamaram a arquiteta Carmen Calixto, que integrou os espaços da sala de estar, jantar e varanda.
A área da TV e a sala de jantar ganharam espelhos, que dão a sensação de amplitude. A paleta de cores escolhida é neutra, mas diferentes tons de azul, presentes nos detalhes de todos os espaços, conectam e dão unidade ao projeto. O sofá é retrátil e, logo em frente, um espaço livre permite mais conforto para as crianças brincarem. Separando os dois ambientes, o bufê faz as vezes de aparador para o sofá e de apoio para a mesa.
O piso da varanda foi alinhado com a área interna. Pilaretes de madeira fazem a divisão, assim como as paredes de cimento queimado dão a ideia de mudança de ambiente e deixam o décor mais descontraído. Um banco oco com futons abriga os brinquedos das crianças.
Do outro lado da varanda, uma mesa abaixo da bancada da cozinha permite que os moradores e seus convidados aproveitem o espaço para confraternizar.