Sala com estante contínua e espelho para dar amplitude visual
A família cresceu e a área social perdeu espaço para os quartos. Mas o projeto de Si Saccab prova que ainda assim o ambiente ficou superconfortável
Quando a família de moradores deste apartamento em Moema, São Paulo, cresceu, a área social precisou diminuir para que os quartos ficassem mais espaçosos. A reforma assinada pela arquiteta Si Saccab permitiu que, ainda que menor, o espaço continuasse confortável e aconchegante.
O terraço foi incorporado à sala e a TV mudou de posição: agora ela está posicionada na mesma parede onde há a passagem para os quartos. “A principal solução para dar amplitude visual ao ambiente, foi a estante contínua com nichos desiguais em toda a extensão dos 5,5 m da parede”, justifica a arquiteta. Pufes e poltronas leves podem ser colocados em diferentes layouts para quando os moradores recebem família e amigos.
A cor predominante é o greige, uma mistura entre cinza claro e bege, que aparece na estante e no porcelanato do piso, dando uniformidade ao projeto. Alguns nichos destacam-se em cinza escuro e aparadores com tons de azul adicionam pontos isolados de cor. As luminárias em cobre sobre a mesa de jantar também se destacam. O aparador que abraça o sofá e a mesa de centro foram desenhados pelo próprio escritório.
Na sala de jantar uma parede de espelho com uma porta camuflada esconde o acesso à área do ar condicionado. A incidência de luz natural é abundante e dissipada para todo o espaço pela presença do espelho.