Roteiro Arquitetônico: tudo que você precisa conhecer em Ouro Preto
Na cidade cheia de história, selecionamos quatro igrejas tão ornadas quanto as fantasias de Carnaval
Do Rio de Janeiro, vamos para uma cidade cheia de história. Ouro Preto, em Minas Gerais, é patrimônio da humanidade pela Unesco e abriga um belo conjunto de obras do barroco brasileiro. No nosso roteiro pela cidade, selecionamos quatro igrejas tão exuberantes quanto a festa de Carnaval. A gente sabe que vai ser difícil parar para apreciar a arquitetura — ou até fazer uma oração — no meio da folia. Mas, na pior das hipóteses, você pode ler esta matéria e, quando perguntarem da viagem, vai poder discorrer sobre vários pontos turísticos da cidade da inconfidência mineira e, é claro, fingir que conheceu tudo como manda o protocolo. Confira!
Igreja Matriz de Nossa Senhora do Pilar
Com mais de 400 quilos de ouro espalhados em seu interior, a igreja reúne entalhes das três fases do barroco de Minas Gerais.
Endereço: Praça Monsenhor Castilho Barbosa – Centro Histórico
Igreja São Francisco de Assis
A igreja faz parte da obra de um dos mais importantes artistas barrocos do Brasil – foi projetada por Aleijadinho, que também é o autor do medalhão da fachada e do lavabo de pedra-sabão da sacristia. A pintura do forro da nave é resultado de um trabalho de mais de dez anos de Mestre Ataíde, que fez ainda os painéis e quadros laterais do altar-mor.
Endereço: Largo de Coimbra – Centro Histórico
Igreja Nossa Senhora do Rosário
De fachada curva, foi construída por irmandades de negros, a quem a entrada nas igrejas foi proibida durante séculos. A origem do projeto arquitetônico é desconhecida.
Endereço: Largo do Rosário, s/n – Centro Histórico
Igreja Nossa Senhora do Carmo
Única igreja mineira com painéis de azulejo português, é um dos últimos projetos do arquiteto Manuel Francisco Lisboa. Em estilo rococó, tem a portada, os púlpitos e dois altares laterais assinados por Aleijadinho e pintura do altar-mor de Mestre Ataíde.
Endereço: Rua Brigadeiro Musqueira, s/n – Centro Histórico