Quatro jeitos de ver o Design Weekend. Escolha o seu!
O diretor da revista CASA CLAUDIA é, hoje, um dos maiores conhecedores de design do Brasil. Ele sugeriu quatro formas de passear pelos melhores eventos do DW
O Design Weekend, evento organizado pela revista CASA CLAUDIA e pela empresa Summit Pro, acontece em São Paulo entre os dias 23 e 26 de agosto de 2012 em vários pontos de São Paulo. Acompanhe a programação.
Para quem gosta de arte, fotografia e arte popular
1 – Estudio Denise Milan
Incrível a instalação de pedras voltadas para o Pico do Jaraguá. Também vale ver trabalhos de colagens da última fase da artista. Av. Paulista, 2644. Cj 13. Agendar visita por tel. (11) 3237-1898.
2 – Brinna
Exposição com obras do artista plástico Frans Krajcberg. Al. Gabriel Monteiro da Silva, 2168
3 – Arterix
Três séries de fotografias assinada por Marcelo Tinoco. Pça. Benedito Calixto, 103.
4 – Galeria A.V.A
O artista plástico Clayton Assaf assina a série Oxidos, com telas de grandes dimensões. Rua Mateus Grow, 513.
5 – Studio In
Exposição Mulheres Africanas, do fotografo Celso Bayo. Al. Gabriel Monteiro da Silva, 399.
6 – Duo Casa
Oportunidade única de conhecer a artesã alagoana Sil. No dia 24, sexta, ela produzirá suas peças de barro no local. Av. Europa, 695.
7 – Galeria Eduardo Fernandes
A mostra do fotógrafo Jan Smith, Tours de Césio, faz um estudo visual das regiões de Chernobil e Fukushima. Rua Harmonia, 145.
8 – Lume Photos
A mostra Los Angeles e Las Vegas, as Cidades Ilusionistas exibe fotos de Gal Oppido. Rua Joaquim Floriano, 733.
9 – COD
Exposição Futuro Presente, do norte-americano Paul Clemence. Av. Cidade Jardim, 924.
10 – MIS
Vale a pena mergulhar no universo de Geroges Mélies, Mágico do Cinema. Uma das melhores exposições em cartaz na cidade. Av. Europa, 158.
Para quem quer ver os lançamentos para a casa
1 – By Kamy
Insetos invadem móveis, objetos, luminárias e tapetes desenhados por Greghi Jr., Sérgio Mattos, Francesca Azalti, e Antônio da Motta Leal. Al Gabriel Monteiro da Silva, 1147.
2 – Saccaro
Mesas e cadeiras da coleção Noronha são apresentadas em cenário criado por Marko Brajovic. Al. Gabriel Monteiro da Silva, 1742.
3 – Missoni
As banquetas da coleção Afrique, do estúdio Nada Se Leva, ganharam retalhos dos famosos tecidos da marca italiana. Al. Gabriel Monteiro da Silva, 338.
4 – Dpot
Dois novos produtos para a coleção Mobília de Arquiteto: a poltrona Rampa, de Sergio Bernardes, e a mesa Zu, de Ruy Ohtake. Al. Gabriel Monteiro da Silva, 1250.
5 – Wallpaper
Vale a pena ver de perto as estampas deslumbrantes dos papéis de parede da colombiana Catalina Estrada. Al. Gabriel Monteiro da Silva, 1282.
6 – Estudiobola
Nova coleção de estofados da dupla Flavio Borsato e Maurício Lamosa. Rua Presidente Antônio Cândico 228, Lapa.
7 – Galeazzo Design
Numa leitura onírica sobre o morar, Fabio Galeazzo criou duas instalações com lançamentos de azulejos, talheres e objetos de opalina. Rua Antonio Bicudo, 83.
8 – Luxo para Todos
Aberta ao público, a feira criada por Marisa Ota traz lançamentos da Clami, da Dpot, da Rosenbaum, entre outros. No Instituto Tomie Ohtake, rua dos Coropés, 88.
9 – Ovo
A dupla formada por Gerson de Oliveira e Luciana Martins lança três novas coleções de móveis. Rua Gomes de Carvalho, 830.
10 – Galeria Idea Zarvos
A exposição Cerâmica da Vila e Afins mostra as novidades do Estudio Manus, Kimi Nii, Rosa Pinc, Calu Fontes e Rachel Oshino. Rua Aspicuelta, 153.
Para os viciados em design
1 – Casa Electrolux
A mostra Morfológicos traz as últimas criações do designer Rodrigo Almeida. Rua Colômbia, 157.
2 – Museu da Casa Brasileira
No mesmo endereço é possível ver o trabalho de dois jovens criadores estrangeiros: o norte-americano Todd Bracher e o inglês Tom Price. Av. Brig. Faria Lima, 2705.
3 – A Lot Of
Três eventos imperdíveis: A Atmosfera de Jum Nakao, Pedro Franco + 12 Anos de Milão eConcept Design Brit Award. Al. Gabriel Monteiro da Silva, 256.
4 – Dominici
Com curadoria de Baba Vacaro, Around The World é uma mostra com luminárias de várias partes do mundo: Tailândia, Nova Zelândia, Japão… Al. Gabriel Monteiro da Silva, 1768.
5 – Firma Casa
As mais recentes criações da designer Jacqueline Terpins têm como matéria-prima única o Corian.
6 – Café do Teatro Municipal
Uma boa oportunidade para conhecer a decoração inusitada dos irmãos Campana. Visitação das 9h as 11h30. Pça. Ramos de Azevedo.
7 – J.W. Thompson
Nesta bela agência de publicidade, o jardim e a sala de criação trazem o traço incomum dos irmãos Campana. Rua Mário Amaral, 50. Paraíso.
8 – Contain(it)
Os designers do Superlimão e do Nada se Leva criaram móveis e luminárias feitos com resíduos de contêineres. Pça. Victor Civita, Pinheiros.
9 – Casa Juisi
Num casarão centenário do centro, Guto Requena traz a mostra Cadeiras Nóize + Coleção Era Uma Vez. Rua Roberto Simonsen, 108.
10 – Passado Composto Século XX
Vitrine especial com móveis de designers brasileiros dos anos 1940, 50 e 60: Joaquim Tenreiro, Sergio Rodrigues, Jorge Zalszupin e Jean Gillon.
Para os modernos que gostam de arte urbana e arte interativa
1 – Design Assinado por Todos
Em quatro estações da linha verde do metrô (Vila Madalena, Ana Rosa, Alto do Ipiranga e Vila Prudente) as pessoas são convidadas a interagirem com as peças criadas pelo grupo Design OK.
2 – Jardim de Brinquedos
Nos jardins do Museu da Casa Brasileiro oito designers criaram brinquedos para adultos. O público pode usar os brinquedos. Av. Brigadeiro Faria Lima, 2705.
3 – Bruno Maestriner
O artista músico-visual, do grupo Sopa Grafix, vai instalar dez grandes painéis nas grades do Parque Trianon, na Av. Paulista. Cada peça conta uma história inspirada em músicas que retratam São Paulo.
4 – Escola Panamericana
O designer Pedro Useche ensina os interessados a construírem uma poltrona com barras de ferro e garrafas pet. Av. Angélica, 1900.
5 – Guilherme Torres
As 16 h do sábado, 25, o arquiteto promove um bate-papo no seu estúdio e, em seguida, convida os participantes a adesivarem as paredes do ateliê. Rua João Moura, 106.
6 – Coletivo Sipá
Dois artistas do grupo Sipá, Cholito Chowe e Baru, assinam instalações nas estações de metrô Vila Madalena, Clínicas, São Bento e Sumaré.
7 – Urban Arts
A rede social ItsNoon instala porcos gigantes onde os participantes depositam sugestões para melhorar a cidade de São Paulo. No domingo, 26, o público pode pintar os porquinhos. Rua Oscar Freire, 156.
8 – Conjunto Nacional
O IED (Instituto Europeu de Design) instalou na entrada do Conjunto um grande painel com formato de quebra-cabeça. Quem encontrar partes das peças de design espalhadas pela cidade deve ler as instruções no verso, encaixar o objeto no painel e receber um prêmio. Av. Paulista, 2073
9 – Decameron
A arquitetura da loja, formada por contêineres, já vale a visita. Para o DW, o espaço interno ganhou ainda uma intervenção poética do Estudio Manus. Al. Gabriel Monteiro da Silva, 2136.
10 – Escola da Cidade
A fachada do prédio antigo, no centro da cidade, é palco para o Teatro de Sombras, uma intervenção que combina música e imagens. Enquanto assistem ao espetáculo na rua, o público pode tomar uma cerveja no bar em frente a escola. Rua General Jardim, 65.