Pan Am: antigos apartamentos da companhia em Berlim
Antigos apartamentos da companhia aérea Pan Am em Berlim recebem os hóspedes em grande estilo.
*Matéria publicada em Casa Claudia Luxo #31 – Novembro e Dezembro de 2012
A emblemática companhia aérea americana Pan Am encerrou suas atividades em 1991, mas muitos ficaram com saudade. A empresária alemã Natascha Bonnermann está nesse grupo. Em 2005, ela se surpreendeu ao descobrir os apartamentos que a empresa mantinha em Berlim desde o fim dos anos 1960. A surpresa veio porque as instalações criadas para receberos pilotos e as aeromoças da companhia estavam absolutamente intactas e a decoração preservada.
“O lugar parecia congelado no tempo. Senti que precisava dividir essa experiência de flashback com outras pessoas”, explica Natascha. Ela assumiu a administração do local e, após algumas restaurações, o abriu aos visitantes.
É possível dormir em uma das suítes que pertenciam aos pilotos ou utilizar salas de reunião, bar, pista de dança, terraço e sala de estar. Longe de ser um museu, o espaço manteve o espírito acolhedor do passado.
Mas talvez a maior surpresa seja a visão privilegiada da cidade. De frente para o zoológico e o Parque Tiergarten, tanto os aposentos quanto o terraço permitem uma vista inesquecível.
*Matéria publicada em Casa Claudia Luxo #31 – Novembro e Dezembro de 2012