Paleta de cores: qual tom usar na parede atrás do sofá?
A leitora, da Comunidade CASA CLAUDIA, quer saber quais tons combinar com azul petróleo e mesas e cadeiras brancas na sala.
“Tenho mesa e cadeiras Tulipa brancas em minha sala de jantar, na qual penso em pintar uma das paredes de azul-petróleo. Como esse ambiente é integrado ao estar, de que tom poderia ser a parede atrás do sofá?” Fabiana Placites, via Comunidade CASA CLAUDIA.
Ótima escolha! O conjunto Tulipa, de Eero Saarinen, é um clássico e um curinga na decoração. Por ser branco, ele se harmoniza com qualquer tom. O azul-petróleo, cheio de personalidade, é uma linda opção, pois não enjoa. Com base no pressuposto de que seus outros móveis são neutros, você tem uma boa gama de cores para as demais paredes. O azul-petróleo forma uma ótima dupla com o verde-água, tonalidade que proporcionaria uma excelente transição entre um ambiente e outro. Essa cor poderia preencher a parede atrás do sofá e, se for claro, esse móvel ficará ótimo com almofadas azuis. Agora, se você quer uma mistura tradicional, aposte em coral, cinza ou bege-queimado. Tudo vai depender de quão neutra ou intensa você quer sua sala. Outra saída é adotar uma pintura que reproduza o efeito de cimento queimado, textura que daria um belo contraste com as demais paredes. Consultoras: arquitetas Ana Rita Souza e Silva, tel. (11) 3846-2067, Carolina Zupirolli, tel. (11) 99656-3325, Christiane Sacco, tel. (11) 99976-1698, São Paulo, Adriana Sadala e Maria Eduarda Gomide, tel. (21) 3798-6932, Rio de Janeiro.