Organização: passo a passo para arrumar os armários da cozinha
Especialistas dão dicas de ouro para colocar tudo em ordem e facilitar a vida.
Quem nunca precisou tirar todas as louças do armário só para pegar a travessa que estava por baixo? Ou ficou com a gaveta emperrada por causa dos talheres abarrotados? Pois chegou a hora de fazer uma organização geral e facilitar pra sempre a vida na cozinha!
Por onde começar?
“Separe cada armário por categoria”, orienta a personal organizer Evelyn Maghidman. Faça um planejamento: onde ficará mais fácil para pegar as panelas na hora de cozinhar, os pratos para servir, mantimentos, potes, eletrodomésticos, toalhas, talheres, formas e assadeiras, eletrodomésticos e por aí vai. “Se a sua cozinha for pequena, com poucos itens, vale tirar tudo dos armários e começar a arrumação. Mas se o cômodo for grande, o melhor é ir organizando aos poucos, por categorias”, orienta Juliana Faria especialista em organização, fundadora da Yru Organizer.
Despensa que dá gosto
Comece fazendo aquela inspeção: olhe a data de validade de cada produto, separe o que venceu e organize os demais por data – coloque na frente os que têm validade mais próxima. “Assim, usamos primeiro os que estão perto de vencer, evitando o desperdício”, orienta Evelyn.
“Todos os alimentos depois de abertos devem ser tirados da embalagem e colocados em potes de vidro ou plástico hermeticamente fechados”, ensina Juliana. Só não se esqueça de anotar nos potes as datas de validade de cada um. O mercado oferece diversos tipos de etiqueta que aceitam que você marque e apague quando quiser.
Precisa otimizar a área do armário? O mercado tem acessórios incríveis! E Evelyn indica os aramados que funcionam como prateleiras, elevando as embalagens, e as cestas de plástico para separar produtos por categoria (veja mais itens no final desta matéria).
Pratos e copos à mão
Eleja um armário que tenha um nicho com altura bem acessível para colocar a louça do dia a dia. “As peças que são usadas só em datas especiais não entram aqui”, aponta Juliana. Agrupe os pratos rasos, os fundos e os de sobremesa. Se tiver espaço, evite colocar os copos um dentro do outro. “Os mais usados podem ficar de boca pra cima e os demais ficam virados para baixo, evitando a poeira”, diz Juliana.
As travessas e formas de vidro devem ficar em um nicho só delas, com pilhas mais baixas para facilitar a entrada e a saída. E não deixe em prateleiras muito altas para não correr risco de acidentes quando for tirar uma pilha.
Panelas embaixo da pia
Elas costumam ficar ali por questão de praticidade, mas nada impede que fiquem em outro local, desde que seja de fácil acesso. “Se houver espaço dentro do armário, o ideal é guardar as panelas tampadas, mas se não der, tire a tampa, empilhe as panelas e agrupe as tampas em organizadores por ordem de tamanho”, ensina Juliana.
Acabe com a bagunça dos potes
A gente costuma acumular potinhos de plástico e faz uma zona com eles, não é? A dica para colocar ordem nesse caos é separá-los por formato e tamanho, apoiar um dentro do outro e deixar as tampas embaixo de todos. “Mas se você for metódica como eu, dou aqui a minha solução: coloco etiquetas com números correspondentes nos potes e nas tampas. Aí, separo cada um por formato, empilho e tenho uma cestinha só com as tampas agrupadas por ordem numérica”, fala Juliana.
Gavetas em ordem
Existe um jeito tradicional que funciona bem por causa do uso. Na primeira gaveta ficam os talheres do dia a dia, na segunda vão os utensílios para cozinhar e servir, e na terceira guardam-se toalhas e panos de prato. Mas você pode se organizar como preferir. A dica aqui é escolher um bom organizador para que as coisas não fiquem jogadas nas gavetas. Há opções de separadores de talheres e caixinhas e cestos compridos para acessórios.
Gostou das dicas? Arrase na arrumação com produtos organizadores: