Onde comprar lindos abajures em São Paulo: confira 26 modelos
Investir nesta peça curinga é um jeito rápido de renovar a decoração e deixar os ambientes mais aconchegantes com a chegada de uma luzinha suave.
No quarto, atenção às medidas
Ao escolher o abajur para a lateral da cama, considere as proporções da luminária. “Sempre indico três possibilidades: a peça pode ficar alinhada ao topo da cabeceira; cerca de 15 cm abaixo, na altura dos travesseiros em pé; e acima da cabeceira”, ensina o arquiteto Maicon Antoniolli. Segurança também é importante, como lembra Alessandra Friedmann, dona da La Lampe: “Quem tem sono agitado deve optar por um modelo de acrílico ou policarbonato para evitar ferimentos”, diz.
O segredos de combinações afinadas na sala
Montar um conjunto harmônico entre o abajur e a mesinha lateral do sofá requer alguns cuidados. Entre eles, preste atenção no estilo e no tamanho das peças. “O visual de ambas precisa conversar. Já a altura ideal de luminária para esse uso vai de 50 a 65 cm”, ensina a designer Cristiana Bertolucci. Lembre-se de deixar uma área livre no tampo para apoiar enfeites, livros e copos. Aparadores no hall pedem abajur mais alto e imponente.
Acerte na escolha da lâmpada
Além do estilo e do tamanho do abajur, leve em conta o tipo de lâmpada a fm de obter o efeito de luz desejado. “Em geral, prefiro as incandescentes ou halógenas de temperatura amarelada, que reproduzem melhor as cores, especialmente se a luminária for usada para leitura”, afirma Maicon Antoniolli. No quarto, a dica do profissional é optar pela dimerização para controlar a intensidade da luz, evitando o ofuscamento ao acender o abajur durante a noite.