O xadrez volta à moda trazendo os anos 90 para dentro de casa
Nos anos 90, o xadrez era um favorito de quase todos na hora de se vestir. A tendência da moda foi resgatada pelo décor e configura pisos, tapetes e outros tecidos
Os antenados nas tendências já devem ter percebido: o xadrez voltou com tudo! O padrão mais desejado nas roupas dos anos 90 renasce nos estofados, tapetes e outros elementos da decoração. Ele pode ser adaptado, modernizado e, porque não, se tornar atemporal – tudo depende da maneira como ele é combinado ao resto do décor.
Confira esta lista de ambientes enxadrezados para se inspirar:
1. Esta sala de estar apresenta o xadrez em azul marinho e branco nas poltronas, criando um ambiente confortável e de inspiração masculina. A parede com texturas traz uniformidade ao décor por meio do uso da mesma cor do estofado, além de conferir uma atmosfera mais moderna ao ambiente – principalmente devido ao arranjo de parede, cheio de movimento.
2. Mais clássico impossível: esta cozinha possui piso com cores intercaladas, formando o padrão xadrez tão desejado pelos amantes do retrô! O diferencial é o material. O mármore, pedra que já possui seu próprio padrão natural, torna a composição que à primeira vista é simples mais complexa e sofisticada.
3. Nesta sala o padrão está presente no tecido do tapete: ele confere ousadia à decoração de essência minimalista que foca nos tecidos e texturas.
4. De estampa pintada à mão, as duas banquetas xadrez são o complemento perfeito para os elementos glamorosos dourados do balcão e do mural.
5. Quem disse que preto e branco só transmite seriedade? Esta sala cheia de padrões é focada nesta paleta de cores e é superdescontraída. O pufe xadrez se destaca com seu padrão irregular.
6. Aqui está ele: o clássico piso de vinil! No cantinho do café, ele contrasta suas linhas retas com as curvas das cadeiras e mesa redondas.
7. Difícil ficar mais alinhado com a moda dos anos 90: o tapete desta sala possui um padrão de xadrez que lembra a flanela das camisas. A sensação de conforto é enfatizada pelo couro marrom do sofá e pela grande planta na mesa de centro.
8. Junto a outros padrões, o xadrez ajuda a deixar a paleta de cores monocromática mais dinâmica. Foi o que aconteceu neste quarto cheio de almofadas! Duas delas possuem a estampa, uma grande, e outra mini – brincar com tamanhos nas estampas cria profundidade no ambiente.
Leia também:
Minha cozinha tem piso xadrez, que cor devo usar no balcão?
Florais, grafismos e brilho: história das estampas e jeitos de combinar