O toque aristocrático no décor da série Downton Abbey
O seriado de época possui ambientes superelegantes filmados em um castelo de verdade
Downton Abbey é uma premiada série inglesa que se passa no início do século XX, quando o naufrágio do Titanic e a Primeira Guerra Mundial eram as principais notícias matinais do jornal. O núcleo da trama é a rotina e os conflitos da família aristocrática Crawley, que vive em um castelo a la Maria Antonieta, com incontáveis cômodos e funcionários – e até um belo jardim para chamar de seu! Lançado em 2010, o seriado atualmente é transmitido pela TV Cultura e pode ser encontrado no catálogo da Netflix.
Na ficção, os Crawley vivem na residência Downton Abbey. Mas, na vida real, a propriedade se chama Highclere Castle e fica pertinho de Londres. A “casinha” tem entre 200 e 300 cômodos, sendo que cerca de 80 deles são quartos – haja criatividade para tanta decoração!
No quesito décor, ficção e realidade se misturam. Os elementos da decoração do castelo são os mesmíssimos usados para ambientar a série. Vitoriana, imensa, extravagante, impecável e luxuosa é só o que podemos adiantar sobre este lugar. Venha ver de perto o que tem por lá!
Cenário de Downton Abbey, o Highclere Castle fica aberto ao público apenas 60 dias por ano. Confira o calendário de visitação aqui
O grande salão
Esta sala é uma palinha de quão extravagante o restante do castelo pode ser. Trata-se do átrio da residência, onde ocorrem encontros importantes que, pelo décor, encantam os convidados já na primeira impressão. A estrutura tem uma estética gótica, com abóbodas e diversos arcos ornamentados. Já a decoração possui um toque vitoriano com a presença de objetos orientais, como o tapete persa e as porcelanas chinesas, além dos imponentes candelabros.
A sala de jantar
O ambiente tem uma mesa tão grande que acomodaria uma geração inteira de familiares! O local é usado para as três refeições diárias, mas o seu auge acontece quando a mesa está montada para jantares de gala. Os castiçais combinam com os talheres de prata, e as taças de cristal no estilo bico de jaca vêm para completar todo o requinte do espaço. Nas paredes do cômodo, quadros com molduras ornamentadas compõem a decoração. Um deles, acima do buffet, se destaca não só pelo tamanho, mas também pela arte que reforça a imponência do ambiente.
A sala de estar
Com decoração rococó, este espaço é repleto de adornos, das portas aos tetos. Aqui, as cores são suaves graças aos tons pastéis, como o azul do papel de parede damasco e o rosa do sofá central. É bastante notável a presença do dourado, que aparece nos detalhes das portas e dos móveis. Todo o décor parece ter sido pensado para proporcionar uma confortável tarde com chás e bolachas.
A biblioteca
Dois cômodos interligados formam uma imensa biblioteca que tem as paredes revestidas por milhares e milhares de livros. O cantinho intelectual fica completo com uma mesa de madeira dedicada aos estudos e às leituras, também com os sofás vermelhos, que reúnem os moradores em torno da lareira.
A cozinha
Todas as refeições são preparadas neste cômodo, que, acima de tudo, marca a separação de duas realidades: a dos moradores e a dos criados. É aqui que esses últimos passam a maior parte do tempo e onde também se alimentam. Com cor cinza em toda a parede, o espaço tem uma grande mesa central dedicada à preparação dos pratos. Para os banquetes, inúmeras panelas, utensílios e outras parafernálias de cobre ficam à disposição dos funcionários.
O quarto principal
É neste lugar que dormem o patriarca Robert Crawley (Hugh Bonneville) e sua esposa Cora (Elizabeth McGovern). O cantinho é todo charmoso decorado com uma cama com dossel e uma cabeceira estofada. As cores suaves da parede e dos lençóis contrabalançam com o tom mais escuro de alguns móveis. Também há uma enxurrada de dourado nos detalhes do espelho de chão, no contorno da antiga poltrona francesa, nas arandelas e no relógio em cima da lareira.
Clique e conheça a loja CASA CLAUDIA!