PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

O mínimo é o máximo neste apê

Com poucas peças, cores neutras e materiais que mostram sua beleza natural, este apartamento prova que apostar no básico sempre dá certo

Por Reportagem Visual: Olivia Canato | Texto: Rosele Martins
Atualizado em 20 Maio 2022, 11h02 - Publicado em 14 mar 2018, 09h00
Com poucas peças, cores neutras e materiais que mostram sua beleza natural, este apê prova que apostar no básico sempre dá certo
O estar combina o sofá Aga, de Brunno Meireles, com tapete da Phenicia Concept, cadeira da Prototype, abajur da La Lampe e esculturas de madeira da Etel.  (Renato Navarro/Revista CASA CLAUDIA)
Continua após publicidade
O mínimo é o máximo neste apê
O estar combina o sofá Aga, de Brunno Meireles, com tapete da Phenicia Concept, cadeira da Prototype, abajur da La Lampe e esculturas de madeira da Etel. (Renato Navarro/Revista CASA CLAUDIA)

Uma camada de cera e pronto: o piso estava no jeito. “A madeira de demolição tem uma textura bonita por si só. Não havia por que aplicar mais nada”, fala o arquiteto Brunno Meireles. O mesmo conceito o levou, juntamente com o sócio, André Pavan, a usar concreto aparente em outros pontos do projeto. “Gostamos desses materiais brutos e procuramos deixá-los com sua aparência natural. Temos uma levada mais minimalista.”

O mínimo é o máximo neste apê
Uma abertura entre a sala e a cozinha facilita o bate-papo com os amigos quando jantar é o programa. Vaso da L’Oeil. (Renato Navarro/Revista CASA CLAUDIA)

Exatamente o que buscava o dono do apartamento em São Paulo. “Sou um cara muito básico no dia a dia, inclusive para me vestir”, diz o economista, que chamou os titulares do escritório Meireles + Pavan depois de conhecer a proposta feita por eles para o apê da irmã, no mesmo prédio.

O mínimo é o máximo neste apê
A mesa Aga, criação de Brunno Meireles, combina base de inox com tampo de mármore nero marchina. As cadeiras são o modelo La Central (Cremme), de Guilherme Wentz. O revestimento de concreto da parede é fabricado pela Tresuno, e o fícus colocado num cachepô da L’Oeil veio do Flo Atelier Botânico. Persianas da Italian Persianas. (Renato Navarro/Revista CASA CLAUDIA)
Continua após a publicidade

Mas não pense que a simplicidade dá pouco trabalho: para chegar a esse resultado, os arquitetos se preocuparam com inúmeros detalhes. Um deles foi pensar a paginação do piso em formato espinha de peixe, o que rendeu um grafismo superbacana.

O mínimo é o máximo neste apê
As tábuas de demolição (Madeira Velha) se estendem até o quarto. O criado-mudo (Etel) é do estúdio Alva Design. Luminária da La Lampe e enxoval da Trousseau. (Renato Navarro/Revista CASA CLAUDIA)

Outro, repetir a largura das ripas (7 cm) nos frisos do concreto e até nas persianas – estas, aliás, um toque bem original, já que o modelo, além de preto, é do tipo utilizado em escritórios. “Achamos que uma cortina não combinava com o estilo do projeto”, conta Brunno, que desenhou o sofá e a mesa de jantar especialmente para o apartamento (depois as peças entraram em linha e hoje estão à venda no site Boobam).

Continua após a publicidade
O mínimo é o máximo neste apê
À esquerda e em cima, o arquiteto Rodrigo Ohtake assina o banco Meu Chapa, de freijó e aço-carbono. A obra na parede (Galeria Lume) é de Kilian Glasner. Embaixo, colunas de bronze de Florian Raiss e uma obra de metacrilato de Laurent Chehere (peças da Galeria Lume) decoram a entrada do apartamento. À direita e em cima, sobre a mesa de centro SAT, desenhada por João Kaarah, aparece uma escultura da Olho Interni. Embaixo, placas de porcelanato (Portinari) protegem a área molhada no banheiro da suíte. Cadeira da Prototype. (Renato Navarro/Revista CASA CLAUDIA)

Os móveis seguem o espírito clean da arquitetura, como queria o morador. “Prefiro as coisas simples”, diz ele. Simples e elegantes, como deixa claro o apê.

Veja também: Dicas para ter um Urban Jungle em casa

BANNER
(Divulgação/CASA CLAUDIA)
Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de 10,99/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.