O melhor jeito de guardar as taças de vinho
A leitora da comunidade CASA CLAUDIA quer saber onde colocar as taças de vinho: expostas na sala ou no armário da cozinha?
“Gostaria de saber qual a maneira certa de organizar minhas taças de vinho. Elas ficam melhor num móvel na sala ou no armário da cozinha? Em que ordem devo arrumá-las?” Graça Rodrigues, via comunidade CASA CLAUDIA.
Pense no que é mais prático para você. Separar um lugar para elas num móvel da sala é uma forma de tê-las por perto ao receber os amigos. Se não houver espaço para todas, deixe ali apenas quatro unidades de cada tipo mais usado: as mais altas e de corpo generoso, ideais para vinhos tintos, as de mesmo formato e menores, para vinho branco, e por fim as flûte, para espumantes. É recomendável que o local seja protegido do pó, assim as peças estarão sempre limpas – o que não couber nesse móvel, você guarda na cozinha. agora, se você tem um armário na sala que comporte todas, o melhor jeito de organizar é separar por jogo e tipo, respectivamente. ou seja: agrupe os jogos (o conjunto como foi comprado) e, dentro deles, ordene de acordo com o modelo de taça (para vinho tinto, branco etc.), colocando as mais altas no fundo e as mais baixas à frente, o que favorece a visualização. Se mesmo depois dessa arrumação ainda faltar espaço para todos os seus conjuntos de taças, reserve alguns para acomodar em caixas revestidas de tecido por dentro, específicas para esse uso. aparentemente, você prefere o vinho, mas seus convidados talvez queiram outro tipo de bebida (uísque, conhaque). copos e garrafas para servi-los podem ficar numa bandeja que funcione como bar.
Consultores: arquiteta roberta Moura, tel. (21) 2267-4518, rio de Janeiro, e especialistas em organização adriana Saade, tel. (11) 3805-3425, ingrid Lisboa, tel. (11) 99986-3320, e Sueli tutkowski, tel. (11) 2673-2000, São Paulo.