PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

Neste apê, os móveis e objetos contam histórias da família

A dona deste apartamento customiza bolsas e dá, a cada acessório, um look único e cheio de personalidade. O mesmo ela fez com o décor dos ambientes

Por Reportagem Visual: Olivia Canato | Texto: Rosele Martins
Atualizado em 20 Maio 2022, 10h55 - Publicado em 22 fev 2018, 18h07
Obras de Cícero Dias, Eduardo Berliner e Alfredo Volpi, entre outros artistas, decoram o canto perto da janela.
Obras de Cícero Dias, Eduardo Berliner e Alfredo Volpi, entre outros artistas, decoram o canto perto da janela.  (Victor Affaro/Revista CASA CLAUDIA)
Continua após publicidade
Neste apê, os móveis e objetos contam histórias da família
Obras de Cícero Dias, Eduardo Berliner e Alfredo Volpi, entre outros artistas, decoram o canto perto da janela. (Victor Affaro/Revista CASA CLAUDIA)

A artista plástica Olivia Tabet cresceu vendo a mãe garimpar peças em antiquários e feirinhas. “Nenhum prato da nossa casa era igual a outro”, conta a filha da arquiteta Candida Tabet, que também herdou o mesmo gosto por objetos e móveis únicos. Até na hora de escolher seu apartamento, essa veia falou mais alto. “Queria um prédio antigo, pois não curto os edifícios novos, com paredes que ainda não escutaram histórias”, fala.

Neste apê, os móveis e objetos contam histórias da família
Aparas de diferentes espécies de madeira dão forma ao piso (Embaúba). A poltrona (com assinatura de Jorge Zalszupin) e a mesa de centro foram presentes de Candida à filha. (Victor Affaro/Revista CASA CLAUDIA)

Num passeio com Candida, Olivia topou visitar novamente este apê de 200 m² no bairro Itaim-Bibi, em São Paulo. “Num primeiro momento, eu não tinha me encantado, apesar de achar a localização incrível. Os espaços eram muito fechados! Mas ela entrou e disse que havia jeito de transformá-los em ambientes bacanas, abertos e iluminados”, lembra a moradora.

Neste apê, os móveis e objetos contam histórias da família
Vitrines desenhadas pela arquiteta expõem as louças da moradora. As cadeiras são de Joaquim Tenreiro. O lustre (Dominici) também é vintage. (Victor Affaro/Revista CASA CLAUDIA)
Continua após a publicidade

Além de derrubar paredes, a arquiteta deu ao projeto o estilo que a filha tanto gosta – assim como as bolsas da grife Olivia Tabet Hand and Heart Made, o apartamento foi todo customizado. Na arquitetura, combinam piso feito sob medida com sobras de madeira e portas de diferentes alturas. “Não me preocupei em alinhar tudo. Preferi variar a medida de acordo com as vigas que apareceram quando mexemos na planta”, explica Candida.

Neste apê, os móveis e objetos contam histórias da família
A cozinha combina piso de granilite com copa de compensado naval vermelho. ()

No mobiliário, o espírito é o mesmo: a arquiteta desenhou itens que fazem sentido para a artista plástica e sua família. Uma dessas criações, a mesa de jantar Quadrante, tem os pés diferentes entre si. “Um fazia parte de um protótipo que eu tinha guardado havia mais de 20 anos no escritório. Outro veio de um antigo aparador. O terceiro foi montado com duas bases de abajur e o último leva bolas de bocha empilhadas”, diz.

Continua após a publicidade
Neste apê, os móveis e objetos contam histórias da família
No quarto do casal e na sala de TV, dá para ver onde havia vigas e pilares de concreto que não puderam ser removidos. (Victor Affaro/Revista CASA CLAUDIA)

Já a mesa batizada Trecoteca foi pensada para o atual momento de vida da moradora: como decidiu trabalhar em casa para olhar de perto Frederico, agora com quase 1 ano, ela ganhou uma bancada com tampo de vidro, que deixa à vista tudo o que utiliza na elaboração dos acessórios de sua marca (clutches e outros modelos nos quais aplica pinturas e bordados para torná-los exclusivos).

Neste apê, os móveis e objetos contam histórias da família
Ganchos de açougueiro viraram porta-toalhas no banheiro. Pedaços de mangueira de PVC transparente protegem as pontas. (Victor Affaro/Revista CASA CLAUDIA)
Continua após a publicidade

As coleções de garimpos – Olivia também adora uma louça descombinada – ficam expostas em prateleiras na sala de jantar. “Tenho uma conexão muito forte com a minha mãe desde o dia zero. Aprendi com ela a gostar de coisas com memória.”

Neste apê, os móveis e objetos contam histórias da família
Acima e à esquerda, Olivia e Frederico. À direita, a mesa de trabalho Trecoteca: o tampo de vidro deixa ver o conteúdo das bandejas. Embaixo e à esquerda, No quarto do casal e na sala de TV, dá para ver onde havia vigas e pilares de concreto que não puderam ser removidos. À direita, a mesa de jantar Quadrante tem pés diferentes uns dos outros. (Victor Affaro/Revista CASA CLAUDIA)

 

Divulgação/CASA CLAUDIA

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de 10,99/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.