Neste apartamento em São Paulo, o foco é receber bem
No projeto assinado pelo escritório Jardim & Sperb Arquitetura, as áreas comuns foram integradas para favorecer a socialização da moradora e seus convidados
Uma procuradora da República convidou o escritório Jardim & Sperb Arquitetura para realizar as obras de seu apartamento no tradicional bairro de Perdizes, em São Paulo. A moradora, que adora passar o tempo com os amigos em casa, solicitou um projeto que valorizasse as áreas sociais.
O resultado foi um apartamento hospitaleiro e aconchegante, perfeito para receber visitas. Outro pedido da moradora foi que a decoração dos ambientes deixasse em evidência todas as suas peças de design preferidas. Na sala, destaque para as poltronas assinadas por Sérgio Rodrigues e Aristeu Pires.
Para favorecer a socialização, as arquitetas Lígia Jardim e Fernanda Sperb optaram por integrar todas as áreas comuns. A sala de estar, a varanda e a sala de jantar dividem o espaço central do apartamento.
A integração, além de facilitar os momentos de confraternização, favorece a iluminação natural, graças à instalação de uma cortina de vidro em toda a sua extensão. Para promover mais contato com a natureza, as arquitetas construíram um jardim vertical autossustentável, com plantas que se alimentam hidroponicamente.
A aproximação com elementos naturais foi mais um dos pedidos da moradora. “Em todo o imóvel foram utilizados materiais que valorizam os recursos naturais, buscando o equilíbrio e a integração do interior ao exterior”, explica Lígia.
Nas áreas comuns, painéis de madeira e iluminação de LED valorizam o espaço, criando um ambiente hospitaleiro e confortável. Complementando o projeto, móveis de madeira dão continuidade ao estilo escolhido pela proprietária. “Projetos como esse são cada dia mais procurados, pelos valores que trazem consigo e pelos cuidados das pessoas e com o meio ambiente”, afirma Fernanda.
Aconchegante, o quarto repete o padrão utilizado no projeto e exalta o uso da madeira como protagonista. Para otimizar o espaço, a estante feita sob medida para o cômodo serve também como suporte para a televisão. Um pequeno home office também foi planejado para o dia a dia da moradora.