Na República Tcheca, hotel foi construído com 3 contêineres
Em uma área de camping para surf, o Containhotel possui cinco quartos e pode acomodar até 13 hóspedes
O escritório Artikul Architects tinha algumas missões claras quando foi convidado para comendar este projeto: o hotel deveria ser temporário, móvel, fácil de desmontar e construído com três contêineres.
Além disso, a sustentabilidade também era um pedido e era esperado que o projeto fosse autossuficiente e benéfico para o meio ambiente.
Assim nasceu o Containhotel, contruído em quatro meses em uma área de camping para surf próxima a Litomerice, na República Tcheca.
“Os contêineres funcionam separadamente e de forma autônoma e são conectados apenas a uma fonte de eletricidade local. O contêiner com as instalações sociais tem um reservatório de água embutido para fornecer aos chuveiros e pias, que são equipadas com torneiras que economizam água. Somente cosméticos biodegradáveis foram usados neste hotel. Há banheiros modernos e que não usam água instalados”, os profissionais explicaram ao ArchDaily, que publicou o projeto.
“Para evitar que os quartos sobreaqueçam durante o verão, um toldo foi integrado sobre as paredes envidraçadas e as fachadas são cobertas com brises feitos de madeira residual de uma serralheira próxima”, completaram.
Em sua estrutura foram utilizados dois contêineres embaixo que, com seis metros abrigam os banheiros, a sala técnica, um depósito e um quatro com quatro camas, e um contêiner em cima – com 12 metros, ele acomoda o terraço e quatro quartos.
O Containhotel acomoda até 13 hóspedes em um total de cinco quartos. No interior, o revestimento escolhido para o teto e as paredes foi contraplacado de bétula e todo o mobiliário foi feito sob medida.
O décor, minimalista, valoriza a vista, apreciada por meio da parede de vidro que foi instalada em todos os quartos de frente para as camas.