Na África do Sul, capela ondulada simula cenário montanhoso
Na África do Sul, a arquitetura curvilínea estrutura tanto as paredes quanto o teto desta capela
Em meio às montanhas do Cabo Ocidental, África do Sul, esta capela chama a atenção. Dentro do vinhedo Bosjes Farm, a construção, chamada Psalm 36:7, leva assinatura do escritório Steyn Studio, que desenhou uma arquitetura curvilínea que replica o cenário montanhoso do pano de fundo.
Além de graciosas, as curvas funcionam tanto como teto quanto parede e conferem fluidez ao projeto. Paredes de vidro e partes de madeira completam o espaço e formam as cruzes que se formam no encontro das portas.
Com 200 metros quadrados, a capela teve inspiração nas igrejas missionárias históricas e buscou refletir sua simplicidade, tamanho, referência cultural, tranquilidade de seus ambientes bem iluminados e a tactilidade de suas paredes brancas onduladas.
“A capela é mais um espaço ‘aberto’ que te convida, assim como ela expande sua intimidade para o vale e as montanhas que ficam além, aumentando a consciência da criação de Deus nas proximidades”, o escritório explica em sua página oficinal.
“Similarmente, o texto do salmo 36:7 (“Como é precioso o teu amor, ó Deus! Os homens encontram refúgio à sombra das tuas asas”) é também considerado uma fonte informativa importante de um ponto de vista poético. E sua interpretação, arquitetonicamente, como uma estrutura que ‘flutua/plana’, tem movimento mesmo que esteja fisicamente estática”, completam.
Para finalizar o projeto, construído entre 2011 e 2016, os profissionais instalaram espelhos d’água que evidenciam a relação da arquitetura com o exterior.