Microapê de 38 m² tem quarto escondido atrás de parede deslizante
Com decoração moderna e muita cor, este microapartamento em São Paulo reúne dicas inteligentes para aproveitar bem um espaço pequeno
Se você acha que não dá para criar a decoração dos sonhos em um apartamento pequeno, está na hora de rever seus conceitos. Este microapartamento de 38 metros quadrados, por exemplo, é a prova concreta de que boas ideias transformam até mesmo espaços compactos em ambientes super funcionais e confortáveis.
Os moradores, um casal jovem, convidaram o Estúdio BRA para comandar a reforma do microapê em um prédio recém construído no Brooklin, em São Paulo. Por conta da metragem enxuta, os arquitetos André di Gregorio e Rodrigo Maçonilio optaram por concentrar os ambientes em uma única área ampla.
“Adensamos todos os itens que poderiam gerar barreiras visuais em blocos e os enconstamos às poucas paredes do apartamento”, conta a dupla. Já o mobiliário foi escolhido a dedo para as áreas sociais, equipadas com peças baixas que possibilitam que o espaço seja visto de uma ponta a outra a qualquer momento.
“Dessa forma, a planta respira da melhor forma possível e deixa os moradores em constante contato com a vista da cidade que o décimo sétimo andar lhes proporciona”, justificam.
As soluções de marcenaria foram as grandes responsáveis pelos principais truques de otimização do espaço. No living, painéis deslizantes que ficam atrás da estante disfarçam a área do banheiro e o quarto de forma sutil e discreta. Em destaque no projeto, o móvel azul de cinco metros e meio de comprimento acomoda os eletrodomésticos, bancada para lavagem e preparo de refeições.