Microapartamento de 32 m² com mix de cores e revestimentos
Projeto do Studio 19 Arquitetura aposta no contraste de materiais para levar estilo ao apê pequeno em São Paulo
Logo após receberem as chaves da construtora, os donos deste microapartamento em São Paulo convidaram a arquiteta Stephanie Esposito, do Studio 19 Arquitetura, para decorar e mobiliar o espaço de apenas 32 metros quadrados. O imóvel foi adquirido para ser alugado, e uma decoração original foi a estratégia utilizada pelos proprietários para valorizar o apê e conseguir inquilinos de forma mais rápida.
A arquiteta, então, criou o projeto de interiores do zero, com soluções que tiram proveito de cada metro da planta limitada, como a sutil delimitação dos ambientes por meio de elementos vazados. O mix de diferentes elementos e materiais é o grande destaque do microapê, que ganhou funcionalidade e muito estilo.
De acordo com Stephanie, a integração completa entre os ambientes foi fundamental para deixar o apê otimizado. “Vetamos desde o princípio dividir a sala do quarto. Quisemos manter um ambiente amplo e integrado, já que o apartamento tem 32 metros quadrados. Apenas o banheiro possui paredes”, conta.
É por isso que a parede de cobogós de louça esmaltada foi escolhida para delimitar o espaço da cozinha e da sala. “Assim conseguimos setorizar os ambientes, sem obstruir a vista”, explica a profissional, que tomou a mesma decisão para separar a sala do quarto.
Outro truque para aumentar o espaço foi a criação de uma faixa de ladrilho hidráulico no piso. “Colocado em frente à porta de entrada, ele cria uma linha que aumenta a perspectiva do apartamento, um truque para passar a sensação de que o lugar é maior”, comenta Stephanie.
No décor, a base neutra das paredes brancas e do piso cinza abre espaço para cores diferentes e combinações inusitadas. “Cores complementares, na maioria das vezes, funcionam bem juntas, como o amarelo e o uva. Também gosto muito do uva com turquesa então a combinação das três cores funcionou perfeitamente”, explica.