Mana Bernardes para Tok&Stok: poesia grafada em objetos e móveis
A artista e poetisa carioca Mana Bernardes lança hoje, em São Paulo, sua segunda coleção desenvolvida para a Tok&Stok
“Faz silencio e olha pra quem tá do seu lado.“ A frase estampada no prato de porcelana instiga à reflexão. Há também palavras soltas – Memória, Tesouro, Corpo, Profundo, decorando vasos e caixas. E mais ainda: um poema completo grafado em baixo relevo na porta de um móvel. “Tantas páginas em branco acabo de ver como espaço possível de caber como mais que casa como possível do imprevisível com clarezas e fibras do papel.”
Os produtos citados acima fazem parte da nova coleção criada pela artista carioca Mana Bernardes para a rede de móveis e acessórios. São duas novas linhas: Rito e Afeto, além de itens que complementam outras duas lançadas, em 2013. A primeira, composta de móveis e caixas de madeira de pínus reflorestado, pretende resgatar as relações afetivas. A segunda dispõe de duas mesas, uma de canto e outra de centro, e um biombo com frases manuscritas. “A Tok&Stok me permitiu distribuir minha arte nos quatro cantos do Brasil com preços acessíveis, democratizando assim o acesso a minha arte”, comemora ela.
Segundo o músico Arnaldo Antunes, amigo de Mana, a artista não grava palavras nos objetos como quem os adorna, mas como quem tatua. “E, é por isso, que nossas relações com eles se ritualizam.” Hoje, na unidade da Eusébio Matoso, em Pinheiros, Mana apresenta as novas linhas e também toalha de mesa, guardanapo, pano de prato, avental, luva para forno e vasos de vidro das coleções Livro em Louças e Flutuantes. Tudo idealizado pela artista, que conta com a ajuda de mulheres de comunidades carentes na transformação de materiais para a criação das peças. Veja alguns dos produtos nesta galeria.