PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

Maison & Objet Americas: o que vimos de mais legal na feira em Miami

A feira, de origem francesa, ocupou parte do Miami Beach Convention Center de 10 a 13 de maio. A ideia era reunir o melhor do design latinoamericano

Por Texto e Fotos: Vanessa D'Amaro*
Atualizado em 25 Maio 2022, 09h10 - Publicado em 15 Maio 2016, 15h54

Para onde se olhava no Miami Convention Center entre 10 e 13 de maio, notava-se grupos de pessoas falando várias línguas ao mesmo tempo. A segunda edição da Maison & Objet Americas — a versão americana da feira que acontece duas vezes ao ano (janeiro e setembro) em Paris — foi de fato global. Havia franceses, alemães, italianos e latinoamericanos circulando pelos corredores do principal centro de exposição de Miami Beach, no estado norte-americano da Flórida. Os brasileiros, inclusive, marcavam uma forte presença: os representantes do projeto Raiz (Paulo Alves, Marton Estúdio, NDT Brazil e Aristeu Pires) chamaram a atenção de todos os visitantes, o designer Guilherme Wentz, de Caxias do Sul, foi nomeado um dos talentos em ascensão e o Studio Poli trouxe algumas das marcas de design brasileiro mais consagradas para estrear no mercado americano. Apesar de ser uma feira com grande caráter comercial (os representantes do mundo todo procuram arquitetos e lojistas para tentar inserir os seus produtos no mercado de design dos EUA), muitos expositores trouxeram lançamentos em primeira mão. Foi o caso, por exemplo, da marca Orlean que apresentou a nova coleção samba, com tecidos super coloridos e tropicais para revestir almofadas, sofás ou até paredes. As cores, inclusive, chamaram bastante atenção pelo Miami Convention Center: elas apareciam nas cerâmicas, nos vidros de murano, nas peças de mobiliário, nos papéis de parede, nas almofadas… Tudo para ressaltar o aspecto tropical (vale lembrar que Miami segue rumo ao verão do hemisfério norte) da cidade mais latina dos Estados Unidos. Ficou curioso? Você confere fotos dos estandes dos jovens em ascensão de 2016 logo abaixo (aqueles que nós apresentamos nesta matéria). Veja também alguns dos nossos destaques da Maison & Objet Americas na galeria no fim da matéria. E não deixe de ler a entrevista prévia que fizemos com Rafael De Cárdenas, eleito o designer do ano pela feira.

Os seis “RISING TALENTS”: 

61-maison-objet-2016

GUILHERME WENTZ. O brasileiro apresentou a sua luminária UM, que ele criou para a Lumini, com novos acabamentos na feira em Miami. Além disso, trouxe também o vaso pós-tropical que passa a ser produzido em larga escala a partir desse ano. 

64-maison-objet-2016 63-maison-objet-2016
Continua após a publicidade

ADHOC. A dupla de designers Juan José Nemer e Mauricio Álvarez tem o compromisso de criar peças ou ambientes decorados que dialoguem com a cultura artesã mexicana — principalmente remetem ao uso de materais naturais e manufatura. Repare nas pernas das mesas e do armário que remetem à tradição artesanal mexicana. As luminárias criadas pelo estúdio também possuem um Molinillo (peça da culinária mexicana) decorativo. 

58-maison-objet-2016

GREAT THINGS FOR PEOPLE. O coletivo de designers chilenos Tamara Pérez, Sebástian Rozas, Guillermo Parada, Victor Imperiale e Eduardo Arancibia propõe a união do know-how dos artesãos chilenos com o conhecimento em tecnologia para criar peças funcionais para a população. 

Continua após a publicidade
52-maison-objet-2016 55-maison-objet-2016

JAVIER GOMEZ É o fotógrafo da turma de talentos em ascensão. Seus cliques de arquitetura e de peças de design demonstram uma estética própria — o que o levou a colocar estampar suas imagens em banquinhos, cadeiras, tapetes… 

Continua após a publicidade
51-maison-objet-2016

BEN MEDANSKY. O ceramista americano concebe as suas criações em uma oficina no subúrbio de Los Angeles. Toda a sua produção é manual.

67-maison-objet-2016
Continua após a publicidade
68-maison-objet-2016

SAMUEL AMOIA. Este designer americano, baseado em Nova York, é conhecido por inserir materiais naturais de maneira inovadora na produção de móveis. Possui projetos em Miami, Nova York, Chicago, Dallas, Berlim e Londres. Além disso, ele também flerta com a moda, tendo trabalhado com as marcas Stella McCartney, Neiman Marcus e Calvin Klein. Na feira, apresentou abajures, biombos e vasos com texturas de materiais naturais. 

*A editora do casa.com.br viajou a convite da Maison & Objet Americas.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de 10,99/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.