Luminária feita de conchas do mar ilumina o teto de restaurante na Suíça
A estrutura grandiosa, criação do designer Verner Panton, foi reproduzida no local encantando os frequentadores
Localizado em Basel, também conhecida como a capital cultural da Suíça, o restaurante Kunsthalle foi restaurado e ganhou um elemento único. Após muitas tentativas, o espaço finalmente recebeu luminárias inspiradas no desenho do arquiteto e designer dinamarquês Verner Panton (1926-1998), antigo frequentador do local.
O teto do salão Weinstube (sala de vinhos em alemão) foi forrado por milhares de conchas marinhas que receberam iluminação especial e refletem as cores do arco íris. A estrutura é suspensa por finos cordões proporcionando um toque sofisticado e único ao ambiente. Além disso, ela possui a forma exata do modelo original, que foi projetado por Panton para sua própria casa, no vilarejo de Binningen, em 1972 e que continuou a ser desenvolvida por ele até 1987. Agora, 30 anos depois, num projeto que teve a colaboração dos arquitetos do Sauter von Moos com o comitê de Basler Kunstverein (uma associação artística de Basel), o público tem a oportunidade de conhecer essa incrível criação de Verner Panton.
Uma parte da história do designer agora pertence a esse encantador restaurante, que já contava com a pintura afresco de Carl Brünner, juntamente com as peças da coleção da Basler Kunstverein, que possui artistas de importante destaque como Alighiero Boetti, Samuel Buri, Bruce Nauman, Remy Zaug e Monika Sosnowska. Todos esses componentes completam o rico cenário do local.