Instalação de 160 bilhões de pixels leva nuvens a aeroporto de Amsterdã
Uma tecnologia de impressão única permitiu que a instalação Beyond, do artista Daan Roosegaarde, colocasse um pedaço do céu na sala de embarque três
Quem passa pela sala de embarque três do aeroporto Schiphol, em Amsterdã, vai sentir como se estivesse voando em terra firme. Tudo graças a uma placa de 112 metros de comprimento e 160 bilhões de pixels que funciona como um pedaço de céu, com efeito em 3D, composto por diversas camadas de nuvens.
A instalação, que leva o nome de Beyond e assinatura Daan Roosegaarde, vai ficar permanentemente no local. Criada por meio de uma tecnologia de impressão única que usa lentes para produzir perspectiva e movimento, a obra muda conforme ela é vista de diferentes ângulos e segue a linha de ‘poesia tecnológica’ que define o trabalho do artista.
“Eu acho que a noção do espaço – e a minha fascinação pessoal com o espaço, o céu holandês, a luz holandesa, as nuvens holandesas – significou que eu queria criar um lugar para as pessoas sonharem um pouco, para ficarem hipnotizadas e se desligarem deste ambiente super agitado”, Roosegaarde disse em entrevista ao Design Boom, que publicou o projeto.
“Eles me ligaram porque eles sabem que eu amo o aeroporto de Schiphol. Eu o uso muito para viajar, mas eu também vou algumas vezes para passear, ler, escrever e desenvolver novas ideias. Eu amo estes espaços onde as pessoas estão em movimento, onde há uma energia que as pessoas querem descobrir longe do status quo”, o artista explicou.
Confira mais detalhes no vídeo abaixo:
[youtube https://www.youtube.com/watch?v=8shBWJcjO8g%5D