Inspiração do dia: sala de estar e biblioteca com estilo Art Déco
Neste espaço da Casa Cor Santa Catarina 2016, móveis antigos são misturados a peças recentes. O estilo Art Déco e o artesanato brasileiro também estão presentes
A casa do historiador, médico e pesquisador Oswaldo Cabral, em Florianópolis, já era conhecida pela arquiteta Juliana Pippi. Desde pequena ela passava pelo imóvel a caminho do colégio, observando detalhes da arquitetura da fachada e imaginando como era a estrutura por dentro. Hoje, o local já é reconhecido como patrimônio da cidade e este ano abriga a Casa Cor Santa Catarina, em Florianópolis.
Juliana assumiu o projeto da biblioteca da casa, um ambiente de 32 metros quadrados onde Oswaldo passava horas estudando, pesquisando, escrevendo e recebendo amigos. Para idealizar o projeto, a arquiteta conversou com a sobrinha do historiador, Sara Regina Poyares dos Reis, e decidiu mostrar um lado mais poético de Oswaldo, pouco conhecido. Desta conversa, Juliana definiu o período de referência: entre 1960 e 1970, considerados os anos de ouro da casa. Mesclou então a poltrona Jangada de Jean Gillon, a poltrona Kid de Zanine Caldas com peças recentes do portifólio do designer brasileiro Jader Almeida.
As paredes são cobertas com painéis de veludo verde esmeralda e tons de rosa antigo e dourado completam a paleta de cores. O estilo Art Déco se faz presenta na geometria estampada no tapetes e nos tecidos das cortinas. O artesanato brasileiro traz frescor com obras de Yana Coelho. Recursos de iluminação pontual destacam as obras de arte e uma luz dourada dá ao espaço um tom acolhedor. Assoalho e teto originais da construção de 1950 foram restaurados.
Casa Cor Santa Catarina 2016
Quando: 23 de outubro a 04 de dezembro de 2016
Quanto: R$35,00 | R$17,00 (meia)
Onde: Rua Esteves Junior, 546, Centro, Florianópolis/SC