Hotel em Cabo Verde tem fachada de madeira e vista para a baía
O projeto, que fica em Cabo Verde, tem design simplificado, sustentável e foi construído com elementos artesanais criados por pessoas locais
Cabo Verde é um país insular localizado no Oceano Atlântico. Em São Vicente, uma das dez ilhas que formam o arquipélago, o escritório Ramos Castellano Architects projetou um complexo hoteleiro para um guia francês de trekking. O cliente havia comprado uma antiga casa colonial nos arredores do centro da cidade e pediu aos arquitetos para desenvolverem um hotel para turistas que desejam explorar a ilha vizinha de Santo Antão, usando a propriedade histórica como ponto de partida.
Para criar o projeto, os profissionais se inspiraram nos edifícios circundantes e adaptaram as unidades do complexo ao terreno existente. Projetado em resposta ao caminho do sol ao longo do dia, a partir de cada bloco é possível ter uma visão diferente da ilha – da cidade à baía. O bar do café da manhã foi posicionado para proteger o local dos fortes ventos que sopram do Deserto do Saara. Todos os quartos do Terra Lodge Hotel promovem ventilação cruzada e estratégias de climatização passiva – sem utilização de nenhum mecanismo.
Como a ilha é remota e tem escassez de material e recursos, os arquitetos procuraram simplificar o design o máximo possível. Dos acabamentos aos móveis, muitos dos elementos que compõem o projeto são artesanais e foram criados por pessoas locais.
Do ponto de vista ambiental, os telhados apresentam painéis fotovoltaicos, enquanto a água é reutilizada no local para irrigação. Materiais reciclados também foram usados em todo o projeto. Os edifícios concentram 12 quartos de hotel e uma suíte e a casa colonial abriga as instalações da agência de turismo do cliente. Do terraço, os hóspedes podem desfrutar as refeições com uma vista incrível para a baía.
Confira mais fotos do projeto: