Faça você mesmo: jardim vertical para decorar a casa
Aprenda a criar o seu próprio suporte para plantas: a manutenção é fácil e as plantas vão renovar as energias da sua casa!
Os jardins verticais têm tomado conta de muitos ambientes, aparecendo em lojas, restaurantes e até dentro das casas. Eles são práticos e se encaixam em qualquer parede livre.
É possível criar jardins com flores, plantas ou até mesmo ervas. Com um pouco de paciência, você mesmo pode fazer o seu. Acompanhe o passo a passo a seguir:
Você vai precisar de:
– Dois pedaços de madeira com 1,2 metros e um centímetro de largura
– Um pedaço de madeira compensada com 1,2 x 0,6 metros
– Pedaços de feltro (opcional – servem para prevenir que a peça risque a parede)
– 10 parafusos de madeira
– Arame galvanizado
– Diferentes plantas (samambaia, hera, tilândsia…)*
– Lápis
– Fita métrica
– Furadeira
– Brocas
– Serra
– Alicate
*Certifique-se de optar por plantas que necessitem da mesma quantidade de luz. Caso precisem de uma frequência de rega diferente, tudo bem, desde que você consiga removê-las para irrigar individualmente.
Como fazer:
1. Corte as varetas de madeira de modo que você tenha dois pedaços iguais com 75 centímetros e outros dois pedaços com 45 centímetros. Eles formarão uma moldura retangular para pregar atrás da madeira compensada, formando uma lacuna para os arames e evitando que eles encostem e risquem a parede.
2. Faça marcações atrás da madeira compensada para pregar o retângulo feito com as varetas bem no meio.
3. Faça furos nas varetas para pregá-las na madeira compensada em seguida. Depois que tiver parafusado os quatro pedaços, forre com pedacinhos de feltro se quiser evitar que a estrutura encoste na parede.
4. Cerca de 10 centímetros distante das bordas, faça dois furos – um ao lado do outro – com cerca de um centímetro de distância entre eles. Complete três fileiras com cinco pares de furinhos. Você deve ter 15 pares ao todo.
5. Corte arames com 55 centímetros de comprimento e comece a passá-los pelos pares de furos na madeira começando sempre pelo lado da frente.
6. Na parte de trás da madeira, deixe cerca de quatro centímetros de arame sobrando e torça as duas pontas com um alicate (se for necessário, corte algum fio extra). Depois de torcidos, dobre-os para que fiquem dentro do retângulo formado com as varetas. Faça o mesmo com os outros 14 arames.
7. Nos círculos de arame que foram formados, encaixe os vasos das plantinhas. Ao pendurar a placa de madeira na parede, prenda por dois pontos para que fique bem equilibrada.
Rega
Para regar as plantas, basta tirá-las do suporte e fazer a irrigação individualmente de acordo com a necessidade de cada uma.
Luz
Use plantas que precisam da mesma quantidade e tipo de iluminação.
Manutenção
Eventualmente você precisará podar, remover folhas mortas, substituir alguma planta ou reconfigurar o arranjo.
Fonte: Front + Main