Estúdio Nendo ganha primeira retrospectiva em Museu israelense
A exibição é dividida em seis categorias que estudam o uso do espaço nos designs do Nendo, com 74 peças antigas novas
Pela primeira vez o estúdio de design Nendo ganha uma exibição retrospectiva de suas criações. A exposição acontece no Museu de Design Holon, em Israel, com curadoria de Maria Cristina Didero. Chamada de Space in Between, ela apresenta 74 peças, novas e antigas, divididas em seis categorias.
Fundada pelo nipo-canadense Oki Sato em 2002, Nendo é um dos estúdios de design mais prolíficos da atualidade. Eles atuam com design de interiores, gráfico e de produto. É a partir do mobiliário produzido pelo estúdio que a exibição cria uma experiência imersiva, incentivando uma reflexão sobre o uso dos espaços no design de Nendo. Confira o que é mostrado em cada grupo de objetos:
1. Between Processes (Entre Processos)
A primeira categoria observa as formas de fabricação de mobiliário e como, entre a sequência da produção, existem espaços que podem ser usados para adicionar, omitir ou mudar processos. É a identificação de diferentes formas de fazer design.
A luminária Framing Net, no canto esquerdo da foto, é um conjunto de objetos esculturais feitos de redes especiais. Elas são usadas na agricultura para proteger frutas e vegetais de animais selvagens e do vento, de um material forte. Por isso, foram preferidas no lugar da combinação de uma estrutura de metal, por exemplo, e outra cobertura.
2. Between Textures (Entre Texturas)
Cada material tem uma característica distinta. Ela varia de qualidades físicas, como a sensação ao tocar, até intangíveis, como o sentimento que o objeto expressa. A partir disso, a Entre Texturas mostra a interação entre os materiais e os espaços criativos que surgem da experimentação.
Uma das peças que melhor representa esse grupo é a cadeira Fishnet: uma peça de madeira completamente enrolada por uma linha de pesca de alumínio.
3. Between Boundaries (Entre Limites)
O dia-a-dia é cheio de interações. A Entre Limites estuda as relações entre pessoas e coisas, coisas e espaço e espaço e pessoas, mostrando como testar os limites dessas interações pode mudar percepções e dar origem a novas experiências.
A cadeira Pair, da Nendo, é o resultado da sobreposição de duas peças de vidro esfumado, com transparência nos espaços em que as peças interagem.
4. Between the object (Entre o objeto)
A quarta parte da exibição chama atenção para os vazios dos objetos — e como aumentá-los, diminui-los e mudá-los de lugar resulta em novas funções e sentidos.
Na foto, é possível ver a estante Target. Nela, as prateleiras usuais foram substituídas por cruzes. Essa mudança permite que a estante seja usada tanto na vertical, quanto na horizontal, com as cruzes como anteparo para livros e revistas.
5. Between Relationships (Entre Relações)
Conectar objetos que estavam separados, dispor em camadas o que antes era adjacente e inverter a ordem de design e função: a partir dessas experiências do Nendo em seu mobiliário, a Between Relationships levanta a questão: “como mudar as relações das coisas pode levar a grandes descobertas”.
Um dos destaques é o Stay-brella, um guarda-chuva com um cabo especial para deixá-la em pé no chão, ou apoiada na parede quando está fora de uso.
6. Between Senses (Entre Sentidos)
As peças apresentadas nessa categoria mostram como a tradução de sentidos, como tato, olfato e audição, em percepções tangíveis, transforma o design.
A coleção Rain Bottle estuda os significados da palavra chuva em japonês. A língua tem diversas formas de se referir ao fenômeno dependendo da estação, momento do dia, intensidade e muitas outras variáveis. Tudo isso é representado pelo conteúdo no interior de cada uma das 20 garrafas.