PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

Este apartamento paulistano é um universo plural

Arquitetura, arte,moda, viagens, design, esporte… Os muitos gostos do arquiteto Michel Safatle estão reunidos, e em destaque, no apê onde ele mora

Por Reportagem Visual: Deborah Apsan | Texto: Rosele Martins
Atualizado em 20 Maio 2022, 11h03 - Publicado em 15 mar 2018, 11h00
Arquitetura, arte, moda, cinema, viagens, design, esporte... Os muitos gostos do arquiteto Michel Safatle estão reunidos, e em destaque, no apê onde ele mora
Espelhos e veludo (Donatelli) cobrem a parede no quarto do arquiteto. A escultura de papel é de Isamu Noguchi. Roupa de cama da Ralph Lauren.  (Victor Affaro/)
Continua após publicidade
Este apartamento paulistano é um universo plural
Obras de Victor Vasarely (penduradas à frente dos espelhos) e Olafur Eliasson (nas colunas espelhadas) decoram o living de Michel. (Victor Affaro/Revista CASA CLAUDIA)

Michel Safatle nunca quis ser bombeiro, jogador de futebol ou astronauta, como a maioria dos meninos. “Nasci arquiteto”, diz. Arquiteto inspirado pela moda – como num ateliê de alta-costura, ele procura transformar cada projeto numa peça única.

Este apartamento paulistano é um universo plural
Michel Safatle posa em sua sala. (Victor Affaro/Revista CASA CLAUDIA)

Mas o esporte também faz sua cabeça e foi na Sociedade Hípica Paulista que nasceu seu primeiro trabalho. “Aos 15 anos, transformei uma cocheira em loft para ter onde estudar nos intervalos dos treinos”, lembra o cavaleiro, vencedor de campeonatos nacionais e internacionais de hipismo. Também há espaço em sua vida para a arte, que aprendeu a amar com a mãe, a artista plástica Cristina Gimenes.

Este apartamento paulistano é um universo plural
O lustre da avó virou um pendente sobre a escrivaninha francesa. Cadeira da Kartell. (Victor Affaro/Revista CASA CLAUDIA)
Continua após a publicidade

E para viagens, como deixam claro quadros, objetos e até um baú que comprou no exterior. “Ele tinha as minhas iniciais gravadas! Fui obrigado a trazer no avião”, conta aos risos. A peça, aliás, revela mais uma faceta do morador: a paixão por antiguidades. Tantos gostos para atender pediam um local bem específico.

Este apartamento paulistano é um universo plural
Espelhos e veludo (Donatelli) cobrem a parede no quarto do arquiteto. A escultura de papel é de Isamu Noguchi. Roupa de cama da Ralph Lauren. ()

Não poderia ser pequeno demais, ou os móveis e objetos não caberiam. Nem grande em excesso, pois Michel mora sozinho. Por isso esse apartamento de 125 m², no bairro Itaim-Bibi, em São Paulo, se mostrou perfeito. E melhor: fica a cinco minutos de caminhada do escritório e no 18º andar do prédio. “Olhar o skyline da cidade quando estou na sala ou na varanda é uma experiência incrível”, afirma.

Continua após a publicidade
Este apartamento paulistano é um universo plural
Um dos quartos, anexado ao living, abriu espaço para a sala de jantar. Mesa da Érea, cadeira da Vitra (Micasa) e lustre de Ingo Maurer. (Victor Affaro/Revista CASA CLAUDIA)

Além de curtir a paisagem, o arquiteto também aproveita o tempo em casa lendo, ouvindo música e organizando o acervo. “Transformei um quarto numa espécie de reserva técnica, onde mantenho itens que entram e saem dos demais ambientes”, explica.

Este apartamento paulistano é um universo plural
À esquerda, o busto italiano compõe este canto com o móvel herdado de uma tia. Ao centro, castiçal de Murano vintage encontrado em Veneza. À direita, vasos e uma cabeça de Buda são algumas das antiguidades que Michel coleciona. (Victor Affaro/Revista CASA CLAUDIA)
Continua após a publicidade

Estejam à mostra ou não, todas as peças reunidas aqui são especiais para o morador. “Sabe aquela história de guardar roupa, toalha e louça para as festas? Não funciona comigo. Faço questão de usar no dia a dia justamente o que tenho de melhor.”

Este apartamento paulistano é um universo plural
À esquerda, cadeira assinada pelo marceneiro S. Dinucci, estrela do décor paulistano entre as décadas de 1940 e 50. Ao centro, os bonecos homenageiam os estilistas Karl Lagerfeld e Coco Chanel. À direita, um dos muitos troféus que o morador conquistou no hipismo. (Victor Affaro/Revista CASA CLAUDIA)

Veja também: As novas peças do Estúdio Rain

BANNER
(Divulgação/CASA CLAUDIA)
Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de 10,99/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.