PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

Espaço para closet: como aproveitar a metragem do quarto

A internauta pergunta: “qual é o tamanho ideal para um closet e como eu posso aproveitar bem o espaço interno dele?”. 

Por Da redação
Atualizado em 26 Maio 2022, 15h24 - Publicado em 20 set 2012, 19h01
cc613_secoes27_01
Neste closet projetado pela arquiteta Roberta Moura, houve espaço para acomodar armários dos dois lados do ambiente.  (/)
Continua após publicidade
cc613_secoes27_01

“Gostaria de fazer um closet em um quarto de 16 m². De que tamanho ele seria e como eu poderia aproveitar melhor o espaço interno?” Rosiane A. Rocha Lança, via Comunidade CASA CLAUDIA.

Será preciso isolar uma área do quarto para criar o closet e nem sempre é possível fazer isso sem prejudicar demais a circulação no restante do ambiente. Para calcular o espaço a reservar, leve em conta que prateleiras e cabideiros para roupas deverão ter de 55 a 65 cm de profundidade. Já a parte destinada aos sapatos requer 45 cm de profundidade. Lembre-se ainda da circulação interna: você precisará de uma área de 80 cm a 1 m de largura para se movimentar dentro do closet e até acomodar um pufe como apoio para se vestir. Pense também no layout – armários acompanhando a parede ou no formato de L, por exemplo. Com essas informações em mãos, demarque uma área com fita crepe no piso para ter uma ideia do espaço que o closet ocuparia e avalie se ele é realmente viável.

Dependendo do formato da planta ou se você tiver uma cama king size, o quarto poderá ficar bastante apertado. Nesse ponto, consultar um profissional de decoração ou uma empresa especializada em móveis modulares ajudaria você a tomar a decisão. Se receber um sinal verde, prefira alocar o closet em uma área que não inclua a janela para preservar a ventilação e a insolação no restante do ambiente e evitar que o sol desbote suas roupas. Mas será preciso caprichar na iluminação interna, com lâmpadas mais frias do que amareladas, que reproduzem melhor as cores das roupas. Por fim, planeje uma divisória bem estreita para não comprometer ainda mais o espaço: gesso acartonado, a própria marcenaria ou mesmo uma cortina de tecido.

Consultoras: arquitetas Regina Adorno, tel. (11) 3486-2905, São Paulo, e Estela Netto, tel. (31) 3264-6427, Belo Horizonte.

Dúvidas sobre decoração? Mande sua pergunta para casaclaudia.abril@atleitor.com.br

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de 10,99/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.