Escritório do Estúdio Campetti fica em uma antiga garagem
O escritório, que mescla inspirações industrias e clássicas, prova que qualquer espaço pode ser transformado
Uma reforma pode criar novos espaços e remodelar completamente um ambiente. É o caso do projeto do escritório do Estúdio Campetti, dos arquitetos Marcia Campetti e Tiago Campetti, mãe e filho.
A antiga garagem adaptada para habitação, com 95 metros quadrados, foi transformada em um moderno escritório de arquitetura com 6 ambientes. Tudo isso foi realizado por meio de uma grande reformulação do espaço, com 3 diretrizes primárias, rebaixo do piso, garantindo livre acesso a todos os ambientes, ampliação das aberturas, criando ventilações cruzadas e aumento dos níveis de iluminação natural e criação de espaços comuns que pudessem oferecer convívio e eventos entre profissionais e artistas.
A decisão de seguir um linha industrial, na sala de projeto, foi feita não somente por questões estéticas, mas também espacial. Como ambiente de criação, o objetivo era criar uma ilha de projetos onde toda a equipe se reunisse em em torno de uma mesma mesa e pudesse estar em constante diálogo. Considerando o teto baixo demais para se criar um forro e a impossibilidade de passar cabos pelo chão, foram utilizados conduítes metálicos e eletrocalhas para alimentar os computadores e criar uma iluminação ampla, difusa e cheia de movimento.
A sala de reunião traz o convidado a um ambiente mais íntimo e requintado, o piso de mármore claro destaca a mesa, também de mármore, que surge do piso como uma escultura em um movimento geométrico e não termina até alcançar o teto. As paredes que o envolvem são de tijolos maciços aparentes e discreto painel de mdf com frisos iluminados.
Confira mais fotos: