Ensaio promove encontro poético entre corpo e arquitetura
Duo de curvas: a arquitetura e o corpo contracenam nesta homenagem ao gesto circular da obra de Oscar Niemeyer
Este ensaio realizado no Museu de Arte Contemporânea de Niterói pertence a um projeto de quase uma década do artista uruguaio Alejandro Masseilot. Um encontro poético entre o gesto espacial da arquitetura do mestre, o corpo solitário do bailarino e o olhar sensível da fotógrafa carioca Patricia Gouvêa.
Sobre os artistas
Patricia Gouvêa nasceu em 1973 no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha. Artista visual, usa como suporte de suas criações fotografia, vídeo e instalação. Diretora do Ateliê da Imagem, publicou Membranas de Luz: Os Tempos na Imagem Contemporânea, pela Azougue Editorial, em 2011. Realizou exposições individuais e participou de coletivas no Brasil, Argentina, Colômbia, Equador, França, Itália e Suécia. Acaba delançar em São Paulo o livro Imagens Posteriores, pela Réptil Editora.
Alejandro Masseilot nasceu na cidade de Paysandú, Uruguai, em 1961, mas vive em Buenos Aires, Argentina, desde 1968. Gestor cultural, ator e bailarino, é hoje coordenador do Ciclo de Arte Urbano e dirige o núcleo de arte Presente Continuo– venceu o concurso do Instituto Pro Danza em 2003 e 2008, período em que fundou o laboratório Percepciones, com sede em Buenos Aires. Com esse núcleo de pesquisa, desenvolve desde 2004 o projeto Universos Co Habitados, do qual fazem parte as imagens deste ensaio.