PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

Do It Yourself: a febre dos canais de “faça-você-mesmo” no Youtube

O prazer de executar um projeto com as próprias mãos e mostrar o trabalho realizado para as pessoas é uma tendência marcante no universo online que envolve o faça-você-mesmo

Por Letícia de Almeida Alves
Atualizado em 24 Maio 2022, 14h50 - Publicado em 28 out 2016, 18h13

O fenômeno se tornou tão presente que hoje existem inúmeros blogs, perfis no Instagram e canais no Youtube dedicados a projetos de DIY. Caso do EKTube, canal com pegada sustentável da designer de interiores Erika Karkup, que descobriu esse universo quando teve que se reinventar profissionalmente após se tornar mãe de gêmeos. “Criei um formato de projetos online para não ter que me deslocar tanto e, ao perceber que não havia mão de obra qualificada em muitas cidades para realizar as obras, resolvi ensinar meus clientes a colocarem a mão na massa”.

A designer Erika Karpuk transmite ideias econômicas e sustentáveis para transformar a casa, em projetos de fácil execução e pequenas reformas voltadas para o conceito de obra limpa

O resultado não poderia ter sido melhor. Ela já gravou cerca de 60 vídeos que inspiram pessoas a transformar suas casas com as próprias mãos. E conta que um material didático como o seu tem despertado enorme interesse especialmente em um público entre 20 e 40 anos. “O DIY é uma tendência de comportamento. Hoje, uma em cada dez pessoas que acessa o Youtube procura vídeos que envolvam DIY”, garante.

erika karpuk DSC_0054

 

Outro bom exemplo é o canal Diycore, da também designer de interiores Karla Amadori, que contabiliza mais de 300 mil inscritos e é dedicado ao ‘faça-você-mesmo’ de móveis e acessórios.

Continua após a publicidade
Do It Yourself: a febre dos canais de “faça-você-mesmo” no Youtube

“Uma casa só é um lar quando você consegue transmitir sua personalidade através da decoração, e fazer as coisas com as próprias mãos te permite isso. Me sinto honrada por estimular as pessoas a reproduzirem as peças em casa, o retorno delas se reverte em uma realização profissional que eu não alcançaria em um trabalho convencional”, explica. “Quando os internautas me enviam fotos das peças eu fico admirada com tamanha criatividade que possuem – e que muitas vezes nem sabiam ter”, conta.

Karla Amadori cachepo-geometrico

 

Ainda nessa onda, existem os profissionais que apostam no design aberto, ou opendesign, um modelo de negócio em que disponibilizam o passo-a-passo de móveis ou objetos para que interessados possam reproduzí-los por conta própria. Caso da Mono Design, criada pelo arquiteto Denis Fuzii, do Studio dLux, que conta com itens como cadeira Valoví, com 20 peças de madeira encaixáveis e que já foi baixada por usuários de mais de 100 países.

Continua após a publicidade
valovíl Valchromat

 

 

RENOVE SEU LAR

O EKTube, canal com pegada sustentável da designer de interiores Erika Karkup, dispõe de mais de 60 vídeos. São ideias econômicas para transformar a casa, em projetos que estimulam o consumo consciente e pequenas reformas voltadas para o conceito de obra limpa.

Continua após a publicidade

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=C0cm762jHL8%5D

 

CRIE UM MÓVEL

Fazer um móvel de madeira ou tubos de PVC parece fácil e divertido pelas mãos da designer Karla Amadori. Em seu canal Diycore, com mais de 300 mil inscritos, a profissional mescla projetos didáticos com dicas de decoração e projetos de reforma online.

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=GKgmqji-tDc%5D

Continua após a publicidade

 

 

banner_gotoshop_casa

Clique e conheça a loja CASA CLAUDIA!

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de 10,99/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.