Design belga é destaque de mostra no DW!
O design da Bélgica está hoje entre os mais inovadores e instigantes do mundo. Três criadores de lá desembarcam no Brasil para participar do Made.

Uma pilha de malas dá vida a um guarda-roupa. Cilindros de madeira imantados compõem uma mesa com o desenho do mapa da Bélgica. O caos das mesas de trabalho inspira as formas de uma escrivaninha. São peças assim – impregnadas de humor, de pesquisa histórica e de um misto de tecnologia e artesanato – que colocam os belgas Maarten De Ceulaer, Bram Boo e Raphaël Charles entre os designers mais inventivos da atualidade. “Esses criadores trazem o novo. Suas obras não têm nada de déjà vu”, diz o curador de design e arte contemporânea Waldick Jatobá. Ele apresenta o trio no salão Made – Mercado, Arte, Design Etc., que integra a programação do Design Weekend.
As peças de Maarten, Bram e Raphaël foram reunidas numa mostra chamada de a poesia das Formas no design Belga Contemporâneo, concebida pela jornalista especializada em história da arte Elien Haentjens e pelo curador Davide M. Parrilli. “Nosso país é cheio de contradições. Falamos três idiomas, convivemos com diferentes culturas e temos inúmeras vertentes políticas. os três designers se abastecem dessas influências para produzir objetos que convidam à reflexão. suas peças concedem ao espectador a escolha de usá-las ou tratá-las como obras de arte”, resume Davide.






