Depois da reforma, casa paulistana ganha visual leve
Com pitadas de azul e uma nova distribuição dos espaços, esta casa paulistana ganhou visual leve e ficou a cara dos moradores
Nunca faltou claridade nesta morada em São Paulo. A luz chega sem cerimônia através de grandes janelas e portas para banhar cada canto da área de 410 m². Isso Fernanda, a moradora, não desejava mudar de jeito nenhum. Mas, depois de 11 anos instalada na casa com o marido e os dois filhos, ela sentiu vontade de atualizar os ambientes. “O tempo passou, as crianças cresceram, e percebemos a importância de criar um lugar mais aconchegante para reunir a família e receber os amigos”, conta. Assim, quando os arquitetos Fernanda Abs e Fred Benedetti assumiram o projeto de repaginação, a primeira medida foi remodelar o living. “Antes pouco aproveitado, agora ele divide terreno com a sala de jantar, que, por sua vez, cedeu o antigo posto ao espaço de TV”, explica a arquiteta. Na decoração, a paleta neutra seguiu reinando – a novidade é que acolheu pontos de azul em detalhes como almofadas, livros de arte e quadros. “O tom trouxe colorido sem exagero e se harmonizou com os elementos que já existiam”, diz a xará da proprietária.
Na reformulação da cozinha, a ordem foi abrir espaço. O ambiente se despediu da ilha de trabalho,que dificultava a circulação, e acomodou um balcão menor para refeições rápidas. A mudança trouxe leveza visual e autorizou a entrada de revestimentos escuros – as placas que imitam tijolos e o granito preto são gabriel – na área completamente branca. “Dessa forma, o local ganhou atmosfera calorosa, efeito estendido à copa graças ao papel de parede estampado e à luminária de cobre do designer Tom Dixon”, conta a arquiteta. O projeto da casa ficou completo com a participação de mais duas profissionais: a home organizer Cecilia Meira, responsável por propor jeitos inteligentes de guardar os objetos da família; e a paisagista Renata Tilli, que introduziu novas espécies no jardim e fortificou as árvores existentes. Os passarinhos aprovaram, e agora, além da luz, o que também não pede passagem para entrar na morada é o canto dos bem-te-vis.