Cortina para porta e janela
É possível usar o mesmo tipo de cortina para janelas e portas de correr?
“Na mesma parede de minha sala, há uma janela e uma porta de correr, que dá acesso à varanda, distantes 1 m uma da outra. Quais são os melhores tipos de cortina para elas?” Monik Silveira, por e-mail.

Se a ideia é disfarçar os diferentes formatos das aberturas, a melhor saída é usar uma cortina que cubra a parede de fora a fora, dividida ao meio, em vez dedois modelos separados. Uma opção discreta é fazer uma peça de tecido de tonalidade neutra, sem muito franzido, que vá do teto ao piso, presa a um trilho oculto no cortineiro de gesso ou trilho suíço instalado rente ao teto. Caso não exista a preocupação de neutralizar a diferença entre as esquadrias, uma sugestão harmônica é adotar um modelo bem seco para a janela, como uma persiana rolô de tela solar ou uma cortina romana, que podem apenas cobrira abertura, sem chegar ao chão. Já a porta-balcão receberia uma peça de tecido até o piso, com abertura central, o que garante acesso fácil à varanda –se você optar por rolôs ou romanas para a área de passagem, será necessário erguê-las até o fim para assegurar a circulação. Essa cortina de tecido podeter mais volume e ser pendurada em vários tipos de suporte: trilho suíço no teto, trilho embutido no forro de gesso e até mesmo um varão sem muita informação visual, fixado 20 cm acima da abertura.
Consultores: arquitetos Gustavo Calazans, tel. (11) 3662-3934, e Ricardo Miura, tel. (11) 3284-7744, e designer Paulo Castellotti, tel. (11) 3232-1227, São Paulo.
Dúvidas sobre decoração? Mande sua pergunta para casaclaudia.abril@atleitor.com.br