Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Confira os destaques da DW! Semana de Design de São Paulo

Entre lançamentos de produtos, exposições e palestras há opções de eventos para todos os gostos na décima edição do festival

Por Nádia Simonelli
Atualizado em 8 out 2021, 17h06 - Publicado em 7 out 2021, 09h00
destaques da DW! Semana de Design de São Paulo
(divulgação/CASA CLAUDIA)

Esta semana e até o dia 10 de outubro acontece a DW São Paulo Design Week, com uma programação caprichada para quem é apaixonado por design. Em sua décima edição, o festival criado por Lauro Andrade acontece em meio a retomada da agenda cultural da cidade.

Entre lançamentos, palestras e exposições, há atividades para todos os gostos e, este ano, com uma novidade: os eventos vão além da famosa Al. Gabriel Monteiro da Silva e Jardins e se espalham para as regiões central, norte e leste da cidade.

Confira abaixo, alguns dos principais destaques desta edição, que vai até o dia 10 de outubro! Para ver a programação completa, acesse o site do evento! 

By Kamy

Tapete Vitrô, assinado pelo designer Luccas Lima para a By Kamy
Tapete Vitrô, assinado pelo designer Luccas Lima para a By Kamy (Emerson Alves/CASA CLAUDIA)

A by Kamy tem uma parceria longeva com a DW! e participa desde a primeira edição com exposições caprichadas. Neste ano, a marca de tapetes apresenta a mostra Design & Paixões: Adriana Adam com o objetivo de revisitar e reverenciar o trabalho de uma das profissionais e empresárias brasileiras mais atuantes para a afirmação do design autoral nacional.

Para ilustrar os momentos cruciais da carreira de Adriana Adam, em ordem cronológica, a by Kamy desenvolveu uma coleção exclusiva de peças, entre tapetes e tapeçarias, em parceria com cinco designers de diferentes origens e formações.

“Infelizmente, muitas pessoas ainda não conhecem a obra de Adriana e a importância da contribuição dela para o design brasileiro. Queremos não só prestar uma homenagem a quem tanto nos deu, mas principalmente eternizar o legado de Adriana por meio da nossa arte de tecer”, afirma Francesca Alzati, diretora de identidade da marca.

Continua após a publicidade

Lider Interiores

Coleção Juntos, da Lider.
Coleção Juntos, da Lider. (divulgação/CASA CLAUDIA)

A marca mineira Lider Interiores lança este, ano durante a DW!, a coleção Juntos, criada para homenagear a coletividade, valor que tem ganhado cada vez mais relevância nos últimos tempos, principalmente durante a pandemia. Para isso, reuniu Brunno Jahara, Isabela Vecci, FGMF, Estúdio Lider, Emdois Design e Suite Design para desenhar as novas peças.

O Gerente de Marketing Renato Araújo, explica que a coleção JUNTOS nasceu de uma base pensada por várias mãos e talentos e é composta de 12 peças exclusivas, que incluem sofás, mesas de centro, puffs, peças de bar, além de um buffet. “Cada item tem um design característico e inovador e são pensados para o viver, uma das nossas maiores preocupações aqui na companhia”, explica.

Feira na Rosenbaum

Feira na Rosenbaum.
Feira na Rosenbaum. (divulgação/CASA CLAUDIA)

Nesta edição da DW!, a Feira na Rosenbaum ocupa o antigo galpão da Galeria Fortes D´Aloia & Gabriel para expor a alma brasileira por meio do apoio aos designers independentes, artistas e artesãos. Com curadoria de Cris Rosenbaum, feira atua como um agente catalisador da economia circular e criativa, além de promover a diversidade e as riquezas naturais e culturais do Brasil.

Ao todo são mais de 50 expositores e a feira conta, ainda, com instalações artísticas, música ao vivo e “comidinhas de feira”, em edição lixo zero. Este ano, o evento cede espaço para homenagear o designer e mestre em marcenaria Morito Ebine com uma exposição de mobiliário artesanal contemporâneo produzido em seu ateliê, em Santo Antônio do Pinhal, São Paulo.

Com a premissa da sustentabilidade, os móveis assinados por Morito priorizam o respeito à matéria prima fornecida pela natureza e são produzidos com técnicas milenares de encaixes, que dispensam pregos e parafusos, para um resultado estético e estrutural, em contínuo embelezamento, através do tempo e do manuseio.

Continua após a publicidade

Estar Móveis

Peças de Nicole Tomazi e Sergio Cabral, na instalação Há Quem Diga Que é Verdade, de Felipe Morozini para a Estar Móveis.
Peças de Nicole Tomazi e Sergio Cabral, na instalação Há Quem Diga Que é Verdade, de Felipe Morozini para a Estar Móveis. (divulgação/CASA CLAUDIA)

Na décima edição da DW!, a loja Estar Móveis apresenta a instalação Há Quem Diga Que é Verdade, com direção de arte e curadoria assinadas por Felipe Morozini.

Em uma experiência imersiva, Morozini propõe uma reflexão sobre o nosso tempo e o mundo irreal das redes sociais, baseada no Mito da Caverna, de Platão. É uma tentativa de explicar a condição de ignorância em que vivem os seres humanos, aprisionados pelos sentidos e os preconceitos que impedem o conhecimento da verdade.

A instalação proporciona uma viagem ao interior da caverna, que se traduz por lar, o refúgio que traz conforto e protege. A caverna traz sombras e traz paz. E, neste universo lúdico, afetivo e amorfo, as pessoas criam suas próprias realidades.

A exposição traz trabalhos únicos feitos à mão, todos orgânicos. Participam do evento os criativos Humberto da Mata, Camila D’Anunziata, Estúdio Palma, Nicole Tomazi + Sergio Cabral, Ian Diesendruck, Silvia Jábali e Josephine Cho.

Michell Lott + Lola Muller

Coleção Jiboia, de Michell Lott e Lola Muller.
Coleção Jiboia, de Michell Lott e Lola Muller. (divulgação/CASA CLAUDIA)

Michell Lott e Lola Muller lançam sua primeira coleção juntos, em exposição no Estúdio 503. A linha Jiboia é composta de três tapetes que homenageiam a serpente e que levam para os ambientes suas curvas — enrolada, em pose de caça e em movimento — sem jamais tirá-la da natureza.

Continua após a publicidade

Segundo os designers, eles queriam materializar a paixão dos humanos pelos bichos, mas também passar longe de perpetuar a imagem de uma pele estendida sob o chão. Eles queriam como referência um animal vivo que daria um tapete assimétrico, orgânico e levemente abstrato.

Então, surgiu a figura da jiboia, esse ser que, para alguns povos originários do Brasil, é a serpente cósmica que trouxe a vida do mundo etéreo para a Terra – direto das águas do Rio Negro.

Colormix

Coleção Brasilidade, da Colormix.
Coleção Brasilidade, da Colormix. (divulgação/CASA CLAUDIA)

No showroom da Colormix o clima é de brasilidadeCom direção criativa e arte do diretor Arthur Grangeia, a marca criou painéis com as técnicas de azulejaria e mosaico, em um trabalho 100% manual e produzido por artesãos. A instalação busca valorizar o conceito de brasilidade, misturando nossas raízes culturais com a inspiração de grandes artistas.

O mural de azulejaria pintado à mão traz Dom Casmurro e o amor pela sua Capitu — uma homenagem a Machado de Assis —, releituras com imagens do Cristo, Arcos da Lapa, pássaros e emoções vindas do que temos de melhor no Brasil.

Breton

Coleção Pitágoras, de Glória Coelho para Breton.
Coleção Pitágoras, de Glória Coelho para Breton. (Rafael Renzo/CASA CLAUDIA)

Durante a DW! deste ano, a Breton anuncia que é uma empresa Carbono Zero em estudos referentes ao ano de 2020. Para a certificação, estudos mostraram que a marca compensa toda a emissão de gás carbônico dos seus processos, podendo ser considerada a primeira empresa do segmento de decoração, em São Paulo, a atingir este patamar. 

Continua após a publicidade

Outra novidade é a coleção assinada pela estilista Glória Coelho. Ao todo, o preview da coleção apresenta seis peças: dois sofás da linha Pitágoras, outro sofá e uma poltrona da linha Arte, a mesa de jantar Aba, além da mesa lateral batizada de Cubo Mágico. 

Docol

Torneira DocolViva é uma releitura da torneirinha de jardim.
Torneira Docolviva é uma releitura da torneira de jardim. (divulgação/CASA CLAUDIA)

Comemorando 65 anos de história, a Docol apresenta ao público, entre outros lançamentos, a Docolviva, uma releitura de sua clássica torneira de jardim, edição exclusiva e comemorativa, disponível nas versões de parede e mesa (lavatório, cozinha e jardim). A peça é baseada no conceito de design afetivo, que tem como intuito evocar boas sensações e memórias, conectando o passado e o futuro das pessoas.

É também a primeira vez que a Docol venderá diretamente ao público um produto de forma online, por meio de seu hotsite

FAS Iluminação

destaques do DW
Mostra Amor, Amor na FAS Iluminação. (divulgação/CASA CLAUDIA)

A FAS Iluminação | Projetos marca presença na DW! com a “AMOR, AMOR”, uma exposição de artes multimídia, que provoca os sentimentos e os sentidos. Para isso, a marca abandona o status de loja de iluminação e apresenta um novo showroom, totalmente pensado para criar espaços de experiências inesquecíveis, por meio de instalações com peças exclusivas e obras de artes.

Durante o tour, o visitante poderá contemplar 23 obras assinadas por nomes consagrados, que estão conectados pela originalidade na criação de peças únicas, combinando perfeitamente aspectos como design, tecnologia, estética e funcionalidade. Além dos designers Davide Groppi, Santa & Cole, Ingo Maurer e Oty Light, também estarão em exibição as criações de Zé Bento, Burle Marx, Panmela Castro, Jorge Macchi e Ayrson Heraclito.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.