Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Como criar uma academia de ginástica em um quarto vazio

Aproveite o quarto vazio para ganhar mais saúde 

Por Nilbberth Silva
Atualizado em 11 abr 2024, 19h00 - Publicado em 26 ago 2015, 14h34
01-como-criar-uma-academia-de-ginastica-em-um-quarto-vazio

Você tem um quarto vago em casa? Então está perto do sonho de ter uma sala de ginástica no conforto do lar — principalmente se este espaço foi deixado vazio por um filho que saiu de casa. A reforma é mais simples do que parece: dispensa quebra-quebra e envolve materiais abundantes no mercado, como tinta e piso vinílico. A academia também exige pouco espaço. Bastam 12 m² para um ambiente confortável, segundo a arquiteta Patricia Totaro, especializada em academias de ginástica.

Veja abaixo algumas dicas para transformar o quarto vago em uma sala de malhação com a sua cara.

Móveis básicos

Continua após a publicidade

É possível encontrar no mercado equipamentos que ocupam pouco espaço, mas permitem movimentar muitos grupos musculares. “Já é dá para fazer diversos exercícios com uma estação multifuncional e equipamento cardiovascular [esteira ou bicicleta, por exemplo]”, conta Patricia. A arquiteta também recomenda um móvel para guardar acessórios, como garrafas de água, toalhas, colchonetes, caneleiras e pesos. O ideal é mandar fazer uma peça de acordo com as suas necessidades. “Mas se o plano for comprar algo pronto, sugiro prateleiras ajustáveis bem reforçadas”, acrescenta a profissional.

Boa Forma: Bike, esteira, transport ou escada: escolha seu treino e elimine 2 kg em 1 mês

02-como-criar-uma-academia-de-ginastica-em-um-quarto-vazio

Relativamente pouco espaço

O cantinho para exercícios cabe em 12 m². Essa área permite instalar uma esteira e espaço para realizar rotinas com colchonetes, como ioga. Com 16 m², já se pode instalar um aparelho de musculação multifuncional. “Lembre-se que é importante não pensar apenas na área ocupada pelos equipamentos, mas também no espaço livre para fazer alongamentos e exercícios de solo”, explica Patricia.

Boa Forma: Treino de ioga para fazer em casa 

Continua após a publicidade

Instale pisos resistentes

Para espaços de malhação, Patricia costuma indicar pisos de borracha e vinílicos com manta de borracha por baixo, materiais que aguentam o peso de halteres que caem. Pisos de madeira funcionam muito bem para dança e exercícios de solo, mas não suportam a queda de pesos.

Boa Forma: Treino, realizado em estação de musculação, para secar e definir o corpo

Continua após a publicidade
03-como-criar-uma-academia-de-ginastica-em-um-quarto-vazio

Revista as paredes com materiais cheios de energia

Uma decoração estimulante ajuda a vencer a preguiça que a maioria dos mortais sente ao se exercitar. Para isso, vale usar cores quentes na parede que fica às costas de quem se exercita. O resto do cômodo pode ser pintado com matizes claras. “Mas cuidado com tons que dão sono, como verde claro ou branco”, aconselha a arquiteta. Ela indica papel de parede, pedra, tijolos ou cimentícios. Evite materiais frios visualmente, como cerâmica ou porcelanato.

Continua após a publicidade
04-como-criar-uma-academia-de-ginastica-em-um-quarto-vazio

Cuide da ventilação

Calor demais só aumenta a preguiça. Por isso, é importante que a sala de ginástica tenha ar fresco circulando. “Ventilação natural é uma solução prática e econômica”, sugere Patricia. Para o vento passar, basta ter esquadrias abertas em dois lados opostos do ambiente. Quem optar pelo ventilador deve instalá-lo de maneira a deslocar o ar em direção à janela. Se a escolha recair sobre o ar-condicionado, prefira modelos que renovam o ar.

Continua após a publicidade
05-como-criar-uma-academia-de-ginastica-em-um-quarto-vazio

Instale um espelho

Patricia recomenda espelhos com no mínimo 6 mm de espessura. Para dar mais charme, instale o vidro sobre madeira e não diretamente na parede. Outra dica é usar iluminação indireta atrás do espelho, o que transmite um ar de aconchego. Uma regra de ouro para ambientes pequenos: instale o vidro do piso ao teto. Assim você se vê de corpo inteiro e o espaço ainda parece maior.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.