Coleção de móveis de David Bowie vai a leilão
O astro era um ávido colecionador de obras do designer italiano Ettore Sottsass e do extinto grupo Memphis, com base em Milão

Uma extensa coleção de móveis italianos que pertenceu ao astro David Bowie vai a leilão em Londres. O cantor era um ávido colecionador de obras do designer italiano Ettore Sottsass e do extinto grupo Memphis, que tinha base em Milão.


Ao longo dos anos, Bowie adquiriu mais de 100 peças, incluindo algumas icônicas como a luminária Super Lamp, de Martine Bedin e a estante Carlton de Ettore Sottsass.

Algumas dessas peças serão vendidas em um leilão no Sotheby’s em Londres no dia 11 de novembro de 2016.

Os itens de menor valor começarão com lances de 60 libras, já a estante Carlton, está estimada em 7 mil libras.

A chefe de design do século XX do Sotheby’s disse que os trabalhos produzidos pela vanguardista Memphis, conduzidos por Ettore Sottsass, não poderiam ter encontrado uma audiência mais receptiva e sintonizada do que David Bowie. “Quando você olha para uma peça de design da Memphis, você vê sua irreverência, um caleidoscópio de formas e padrões com cores contrastantes e vibrantes que têm tudo para não funcionar, mas que se encaixam perfeitamente”, completa.

Este leilão será o terceiro a apresentar coleções de Bowie, desde sua morte prematura, em janeiro deste ano. Os dois primeiros, também previstos para novembro, irão focar em suas coleções de arte contemporânea.

Nascido e criado no sul de Londres, Bowie estudou arte, música e design antes de embarcar em uma carreira profissional, como músico, em 1963. Ele foi conhecido por seus alter ego – como o andrógino Ziggy Stardust, Aladdin Sane e Thin White Duke – e recebeu uma grande retrospectiva no Museu Victoria and Albert, em Londres e também no Museu da Imagem e do Som (MIS), em São Paulo. Após sua morte, foi lançado o álbum Blackstar.

Fonte: Dezeen