Cidade Matarazzo será transformada em um hotel de luxo
Ganhador do Pritzker, Jean Nouvel apresenta em São Paulo seu projeto da Torre Rosewood, na Cidade Matarazzo
O premiadíssimo arquiteto Jean Nouvel será responsável pelo projeto que transformará o Complexo Matarazzo, do qual faz parte o antigo Hospital Matarazzo, em um complexo luxuoso com hotel, propriedades residenciais e comerciais. Ao lado do designer Philippe Starck, o projeto será inaugurado no início de 2019, mas, algumas suítes já estarão à venda ainda neste ano.
Após quase duas horas de expectativa e atraso na coletiva de imprensa que aconteceu no ano passado, o monsieur Jean Nouvel chegou à Cidade Matarazzo a tempo de fechar um baú de ferro que continha pertences e mensagens escritas vindas dos convidados e jornalistas presentes no evento no local.
Tratava-se do lançamento da pedra fundamental do edifício que será construído ali, a Torre Rosewood, parte do complexo Cidade Matarazzo, com 22 andares, que abrigará 122 apartamentos residenciais e 151 quartos de hóspedes. O misto de hotel e residências seis estrelas terá ainda SPA, três piscinas e área fitness. Com 40 mil m² de extensão, ele ocupa o lugar da antiga maternidade, que se tratava de um prédio construído nos anos 1980, hoje demolido. A Cidade Matarazzo fica nas imediações da Avenida Paulista, no coração de São Paulo (SP).
O projeto de Nouvel é ambicioso. A torre, revestida por mais de 400 diferentes brises de madeira e repleta de terraços verde, se destacará diante do terreno do antigo Hospital Matarazzo. “Quando visitei o terreno pela primeira vez, em 2008, fiquei impressionado com a grandiosidade das árvores e de sua diversidade. A ideia desta Torre é se desenvolver ao redor das que já existem e enriquecer o espaço”, explicou o arquiteto francês na coletiva de imprensa.
Após oito anos de especulação e negociações do Grupo Allard, de Alexandre Allard, com o Condephaat e instituições nacionais, o projeto sai do papel e sua entrega é prevista para 2018. Além da Torre Rosewood, o complexo também contará com um espaço cultural e espaço para varejo, instalados na área tombada da Cidade Matarazzo, que passará por restauro.
A equipe do escritório Triptyque é responsável pela parte administrativa e executiva do empreendimento no Brasil.