Casas de campo: vencedores do Prêmio CASA CLAUDIA Design de Interiores
Todos os anos, a CASA CLAUDIA e um grupo de jurados super especiais selecionam os melhores projetos de interiores do ano em dez categorias. Confira nesta retrospectiva quem já levou o prêmio por decoração no campo
2011
Casa na Montanha
Refúgio de final de semana para a mãe, os filhos, as noras e os netos, localizado em um condomínio em Minas Gerais, esta casa de 745 m² se integra à natureza, com um grande deque para a contemplação e a convivência da família. A escolha do mobiliário não se ateve a modismos: peças dos anos 50 de designers brasileiros convivem harmoniosamente com os clássicos, os rústicos e os contemporâneos. A autoria é de David Guerra.
2012
Ares da Provença
A casa de campo, no interior de São Paulo, tem como ponto central a ampla sala de estar de pé-direito duplo – o ambiente mostra, ao alto, o terraço, que serve aos quartos do andar superior. Inspirada pela arquitetura francesa, Rosa May Sampaio seguiu os passos do estilo provençal. O azul-hortênsia dá o tom aos tecidos, de padronagens floral e listrada, e ao madeiramento das janelas. Móveis e objetos com identidade artesanal compõem os espaços. Há peças atuais, como os sofás, e antigas. Entre elas, a mesa de jantar de cedro e suas cadeiras francesas. mapas colecionados pelo proprietário enfeitam as paredes.
2013
Camuflada pela paisagem
A casa de 500 m² desenhada por Beto Figueiredo e Luiz Eduardo Almeida, sócios da Ouriço Arquitetura, parece estar mergulhada na vegetação. Ou fazer parte dela. Localizada em um dos pontos mais baixos do condomínio Rock Valley, em Araras, região serrana do Rio de Janeiro, a construção de três níveis foi erguida entre montanhas e árvores. E não desperdiça um centímetro sequer da vista – na ampla sala de estar, com pé-direito duplo e lareira, enormes rasgos envidraçados permitem que a família e seus convidados apreciem o patrimônio natural até mesmo nas noites de frio intenso, que são frequentes na região. Os corredores de acesso aos quartos também são transparentes, como convidativos jardins de inverno.
2014
Em comunhão com a paisagem
Antes, um sítio de estilo alpino. Agora, uma casa de campo contemporânea com a grife RoccoVidal P+W. Vista de fora, parece uma tela pintada, com volumes de pedra e madeira, diante da refrescante piscina. Talhada para receber, oferece múltiplas áreas de convivência. Na sala de jantar, as cadeiras Marta, de Aristeu Pires, acomodam a família e os amigos. Na sala, os estofados enaltecem o conforto e a estante de chapas de alumínio, desenho do escritório, a organização.
2015
Em lua de mel com a paisagem
Mais sensível às emoções do que aos objetos, a arquiteta Vania Chene criou este delicioso refúgio no município paulista de Itapecerica da Serra. Mimetizado na beleza serena da natureza que o cerca, o chalé ocupa um trecho restrito do terreno e prioriza o vidro como fechamento. “São placas que se abrem nos dias quentes e que, quando fechadas, afugentam o frio, sem esconder o cenário verdejante”, explica Vania. A decoração se pauta pelas sensações. No ambiente social integrado, os sofás e as poltronas possuem generosas dimensões e tecidos macios. A lareira e o fogão a lenha, sempre em uso, perfumam os ambientes.