Casa Vila Matilde vence Prêmio de Arquitetura Instituto Tomie Ohtake
Marcada pelos blocos aparentes e pelo chão de concreto, a casa foi construída em apenas seis meses com R$ 150 mil
Depois de vencer a premiação internacional Building of the Year 2016, do site Archdaily, a Casa Vila Matilde, assinada pelo escritório Terra e Tuma Arquitetos, recebeu o primeiro lugar no Prêmio de Arquitetura Instituto Tomie Ohtake AkzoNobel, destinado a valorizar a arquitetura contemporânea brasileira.
Lar da empregada doméstica Dalvina Borges Ramos na zona Leste de São Paulo, a casa de 95 m² foi projetada do zero e construída em apenas seis meses, com o orçamento apertado de R$ 150 mil. Marcado pelos blocos aparentes e pelo chão de concreto, o projeto priorizou a iluminação, a ventilação e o pé direito alto.
O segundo colocado no prêmio do Instituto Tomie Ohtake foi o Edifício Península, do escritório Cantergiani + Kunze Arquitetos em Porto Alegre, e o terceiro lugar ficou com a Galeria Maxita Yano – Claudia Andujar, do Arquitetos Associados em Brumadinho, em Minas Gerais.
Além dos três projetos vencedores, os outros sete finalistas do prêmio ficam em exposição no instituto até o dia 7 de agosto.
Exposição dos finalistas do Prêmio de Arquitetura Instituto Tomie Ohtake AkzoNobel 2016
Quando: 01/07 até 07/08/2016. De terça a domingo, das 11h às 20h
Onde: Instituto Tomie Ohtake – Avenida Brigadeiro Faria Lima, 201 – Pinheiros, São Paulo, SP
Entrada franca